domingo, 13 de julho de 2014

Sugestão de vídeo sobre Sistema Nervoso

Sistema Nervosopor Ludervan Sanches65.845 visualizações

Sugestão de vídeo sobre reações químicas

  1. Vídeo-Aulas - Reações Químicas - Google Sites

    https://sites.google.com/site/reacoesquimicas/video-aulas
    Fenômenos Químicos e Físicos - Prof. Maurício Monteiro. Reações Químicas - Prof. Maurício Monteiro. Leis Ponderais - Prof. Maurício Monteiro ...

quinta-feira, 10 de julho de 2014

SISTEMA NERVOSO



O Sistema Nervoso é responsável pela comunicação entre as diferentes partes do corpo e  pela coordenação das atividades  voluntárias ou involuntárias, conscientes e inconscientes. Esta comunicação entre as diversas partes do corpo por meio de impulsos nervosos, ou seja, “mensagens” que percorrem as células do sistema nervoso, os neurônios.
O Sistema Nervoso humano divide-se em:
- Sistema Nervoso Central: formado pelo encéfalo e medula espinal. Comanda e coordena as atividades do organismo.
Medula espinhal
A medula espinhal é o centro dos arcos reflexos. (é a via nervosa responsável por resposta involuntária rápida, consciente ou não, que visa uma proteção ou adaptação do organismo sendo originado de um estímulo externo, realizada antes mesmo do cérebro tomar conhecimento do estímulo periférico, consequentemente, antes deste comandar uma resposta) A medula encontra-se organizada em segmentos (região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). É uma estrutura subordinada ao cérebro, porem pode agir independente dele.

Encéfalo
O encéfalo é o centro para o registro das sensações, correlacionando-as mutuamente e com a informação armazenada, para a tomada de decisões e para o inicio das ações. Também é o centro para o intelecto, para as emoções, para o comportamento e para a memória. Regiões diferentes do encéfalo são especializadas em diferentes funções, embora precisem trabalhar em conjunto para realizar determinadas tarefas.

 

O encéfalo se divide em :

Corpo caloso –  Liga os hemisférios direito e esquerdo do cérebro.

Tálamo – retransmite ao cérebro informações sensoriais e motoras.

Hipotálamo – regula a temperatura do corpo, o apetite, a sede e as funções automáticas de vários órgão; é também um centro de emoções.

Cerebelo -  coordena a parte sensorial de movimentos e armazena a memória de movimentos apreendidos.

Tronco encefálico é dividido em:

-  mesencéfalo recebe e coordena informações relativas ao tônus muscular e postura corporal. É, também, responsável pelos reflexos visuais e auditivos.
-  ponte também auxilia em relação ao tônus muscular, postura e equilíbrio. Além disso, controla a respiração e coordena a movimentação do corpo, inclusive dos olhos e pescoço.
bulbo raquidiano, também chamado de medula oblonga, participa de processos vitais, como respiração, batimentos cardíacos e vasoconstrição. 

 

 
Cérebro -
possui áreas sensoriais (interpretam informações sensoriais), áreas motoras (coordenam movimentos voluntários) e áreas de associação (relacionam informações e são responsáveis pelo que chamamos de pensamento. 

O cérebro está relacionado com a maioria das funções do organismo como a recepção de informações visuais nos vertebrados, movimentos do corpo que requerem coordenação de grande número de partes do corpo. O cérebro encontra-se protegido pelas meninges: pia-máter, dura-máter e aracnoide.


- Sistema  Nervoso Periférico -  é formado pelos nervos cranianos e nervos periféricos que são responsáveis pela comunicação do Sistema Nervoso Central com as diversas partes do corpo.
O sistema Nervoso Periférico inclui o sistema nervoso somático (que é responsável pelos movimentos realizados conscientemente, e em especial pelos movimentos dos músculos esqueléticos, que movem as diversas partes do corpo )  e sistema nervoso autônomo (  responsável pelo controle das funções internas do organismo, tais como os batimentos cardíacos, os movimentos respiratórios e a atuação  do estômago, do intestino delgado e do intestino grosso).

Sinapse
Todas as nossas sensações, sentimentos, pensamentos,  respostas motoras e emocionais, a aprendizagem e a memória, a ação das drogas, as causas das doenças mentais, e qualquer outra função ou disfunção do cérebro humano não poderiam ser compreendidas sem o conhecimento do fascinante processo de comunicação entre as células nervosas (neurônios). Os neurônios precisam continuamente coletar informações sobre o estado interno do organismo e de seu ambiente externo, avaliar essas informações e coordenar atividades apropriadas à situação e às necessidades atuais da pessoa.
Como os neurônios processam essas informações?
Isso ocorre essencialmente graças aos impulsos nervosos.  Um impulso nervoso é a transmissão de um sinal codificado de um estímulo dado ao longo da membrana do neurônio, a partir de seu ponto de aplicação. Os impulsos nervosos podem passar de uma célula a outra, criando assim uma cadeia de informação dentro de uma rede de neurônios.
Dois tipos de fenômenos e são envolvidos no processamento do impulso nervoso: os elétricos e os químicos. Os eventos elétricos propagam o sinal dentro de um neurônio, e os eventos químicos transmitem o sinal de neurônio a outro ou para uma célula muscular. O processo químico de interação entre os neurônios e entre os neurônios e células efetoras acontecem na terminação do neurônio, em uma estrutura chamada sinapse. Aproximando-se do dendrito de outra célula (mas sem continuidade material entre ambas as células), o axônio  libera substâncias químicas chamadas  neurotransmissores, que se ligam aos receptores químicos do neurônio seguinte e promove mudanças excitatórias ou inibitórias em sua membrana.
 Portanto, os neurotransmissores possibilitam que os impulsos nervosos de uma célula influenciem os impulsos nervosos de outro, permitindo assim que as células do cérebro "conversem entre si", por assim dizer. O corpo humano desenvolveu um grande número desses mensageiros químicos para facilitar a comunicação interna e a transmissão de sinais dentro do cérebro. Quando tudo funciona adequadamente, as comunicações internas acontecem sem que sequer tomemos consciência delas.
Uma compreensão da transmissão sináptica é a chave para a o entendimento das operações básicas do sistema nervoso a nível celular. O sistema nervoso controla e coordena as funções corporais e permite que o corpo responda, e aja sobre o meio ambiente. A transmissão sináptica é o processo chave na ação interativa do sistema nervoso
Sinapse: O ponto de encontro entre neurônios
Dado que os neurônios formam uma rede de atividades elétricas, eles de algum modo têm que estar interconectados. Quando um sinal nervoso, ou impulso, alcança o fim de seu axônio, ele viajou como um potencial de ação ou pulso de eletricidade. Entretanto, não há continuidade celular entre um neurônio e o seguinte;  existe um espaço chamado sinapse. As membranas das células emissoras e receptoras estão separadas entre si pelo espaço sináptico, preenchido por um fluido. O sinal não pode ultrapassar eletricamente esse espaço. Assim, substâncias químicas especias, chamadas neurotransmissores, desempenham esse papel. Elas são liberadas pela membrana emissora pré-sináptica e se dinfundem através do espaço para os receptores da membrana do neurônio receptor pós-sináptico. A ligação dos neurotransmissores para esses receptores tem como efeito permitir que íons (partículas carregadas) fluam para dentro e para fora da célula receptora, conforme visto no artigo sobre condução nervosa.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Atividade de Ciências – 9º Ano
Copie no caderno e responda
Consultando a tabela periódica, resolva as seguintes atividades.
1-       Determine qual o primeiro elemento da                 tabela.________________.
            2- Determine qual o elemento de número 26______________________________.

3- O número atômico do elemento que se encontra no 3º período, família 3A é:
a) 10.           b) 12.             c) 23.          d) 13.           e) 31.

4-Através da tabela periódica indique o elemento que possui configuração eletrônica a seguir...   K = 2. L = 8, M = 2     

a) Be.            b) Na             c) Mg.             
d) Ne.            e) Rb.

5- Complete:
1.Na tabela periódica, os elementos estão dispostos em ordem crescente de ____________________________.
 
2. Cada fila vertical denomina-se __________________.
 
3. Cada fila horizontal denomina-se ________________.
 
4. Na família 1A encontramos os __________________e na família 2A, os _____________________________   .

6- 1. Na estrutura de um átomo, os ________________e os ___________________se encontram juntos formando o______________________atômico e os _______ ficam girando em órbitas constituindo a__________________.
 
2. A______________________________é formada por camadas eletrônicas.
 
3. A camada K, mesmo que se constitua em única camada eletrônica de um determinado elemento químico, sempre revela______elétrons.
 
4. Se um átomo está em equilíbrio e possui 12 prótons, deve ter, também,____________elétrons.
 
5. Um átomo tem número atômico 79 e massa atômica (aproximada) de 196. Qual é esse átomo? ___________________

7- Quem sou eu?
1. Sou metal, sou valioso,
E pelo homem sou cobiçado;
Mas na ânsia de me encontrar,
Ele deixa o ambiente                 ameaçado.
Sou da coluna 11, pode crer.
Consulte a tabela pra me conhecer.






Sou o ___________e meu símbolo é
__________________
2. Sou do grupo da direita,
Os metais não são dos nossos;
Sou constituinte importante,
Do cérebro e dos ossos.
Se na coluna 15 procurar,
Vai ser fácil me encontrar.
Sou o ___________e meu símbolo é
__________________
3. O oxigênio não gosta que eu brilhe,
Mas comigo se combina;
No sangue sou importante,
Sou parte da hemoglobina.
Sou do 4º peírodo, sou metal.
Quem eu sou afinal?
Sou o ___________e meu símbolo é
__________________
4. Embora você não perceba,
Me ingere junto com o sal;
Não gosto de muito papo,
Conservo a tireóide normal.
Só tem de me achar,
Se na dezessete procurar!
Sou o ___________e meu símbolo é
__________________

8- Coloque no espaço em branco o número correspondente a resposta correta    
(      ) Cd                    ( 1 )    Kriptônio
(      ) Ir                      ( 2 )     Hélio
(      ) Al                     ( 3 )    Ouro
(      ) He                    ( 4 )    Irídio
(      ) Cr                     ( 5 )    Hidrogênio
(      ) Au                    ( 6 )     Cádmio
(      ) Kr                     ( 7 )     Cromo
(      ) H                      ( 8 )     Alumínio

9- Coloque no espaço em branco o número correspondente a resposta correta ( O nome do elemento em latim) .
(     ) Ouro                      ( 1 )    Hydragyrum
(     ) Antimônio              ( 2 )    Plumbum                                
(     ) Cobre                    ( 3 )    Stibium
(     ) Chumbo                ( 4 )    Cuprum
(     ) Mercúrio                ( 5 )    Ferrum
(     ) Ferro                      ( 6 )    Aurum


domingo, 9 de março de 2014

Telecurso 2000 - Aula 01/50 - Física - Introdução

Neste site você vai encontrar  testes e jogos para verificar se você aprendeu mesmo e se tem feito uma alimentação saudável. FAÇA SEU TESTE E PARTICIPE DOS JOGOS! abraços

www.sonutricao.com.br/teste/


Alimentação saudável para adolescentes.
As crianças crescem, e quando entram na puberdade (meninas em torno de 10 anos e meninos em torno de 12) devido ao aumento do metabolismo, como conseqüência das alterações hormonais desta fase ficam com muito mais apetite. As meninas vão acumular gorduras para sua função biológica de procriar e os meninos vão aumentar sua massa muscular.
Adolescentes de cidades grandes como São Paulo adoram comer em lanchonetes e abusar dos alimentos hipercalóricos como salgadinhos, doces, refrigerantes e frituras, tudo isto para desespero dos pais que gostariam que eles comessem alimentos mais saudáveis.
Aqui vão 10 dicas para uma alimentação adequada na adolescência:
1. Para manter, perder ou ganhar peso procure a orientação de um profissional de saúde. Sabemos a importância do aspecto da beleza física em nossa sociedade assim como as informações erradas que circulam pelas redes sociais, portanto não corra riscos desnecessários.
2. Alimentar-se 5 ou 6 vezes ao dia. Comer no café da manhã, almoço, jantar e fazer lanches saudáveis nos intervalos. Adolescentes também sentem mais sono, muitas vezes preferem 10 minutos a mais de sono do que um café da manhã. É importante evitar pular as refeições.
3. Evitar o excesso de salgadinho industrializados, refrigerantes, biscoitos recheados, lanches fast-food, alimentos de preparo instantâneo, doces, sorvetes e frituras.
4. Inclua mais frutas, verduras e legumes nas refeições dos seus filhos, todos os dias.
5. Deixar a refeição de maneira a ter 5 cores no prato, por exemplo: o vermelho do tomate, o branco do arroz, o escuro da carne, o verde de legumes e verduras, o amarelo da laranja ou mamão. Além de ser mais saúdavel é mais atrativo aos olhos.
6. Comer arroz, massas e pães todos os dias é essencial. Carboidratos de absorção lenta são fontes ricas e saudáveis de caloria, evite os açucares.
7. Ofereça leite e/ou derivados todos os dias, já que estão em fase de crescimento e estes são alimentos ricos em cálcio, essencial para esta fase da vida deles.
8. Observe e evite o consumo de bebidas alcoólicas e energéticas, que além de ser ilegal no caso do álcool, possuem concentrações de cafeínas e eletrólitos que podem ser ruins para o sistema cardiovuscular e renal, no caso dos energéticos.
9. Estimule-o a movimente-se! Não ficar horas em frente à TV ou computador. O exercício físico estimula a produção de hormônio do crescimento (assim como o sono), além de alimente-se bem, durmir pelo menos de 8 a 10 horas por dia e fazer exercício físico. Tudo isso contribui para o melhor crescimento do adolescente.
10. Incentive-o a fazer escolhas saudáveis nos lanches da escola e nos momentos de lazer. Se você tiver dúvidas em relação a isto, procure o pediatra ou um nutricionista para orientação.
 Hospital Infantil Sabará



o esquema acima é mostrado a proporção de quantidade em que cada grupo de alimentos deve ser consumido
Ao longo do tempo, a forma com que os alimentos foram vistos e o tipo de alimentos que passaram a ser mais consumidos pela população mudaram muito. Por exemplo, por volta da década de 1950, grande parte das famílias brasileiras plantava, criava animais e fazia as próprias comidas que consumiam, como fabricando doces, queijos, linguiça e assim por diante.
No entanto, o excedente do alimento com o tempo passou a ser comercializado; com o desenvolvimento da indústria alimentícia, de eletrodomésticos como a geladeira, com o ritmo de trabalho e com o salário mensal surgiu a necessidade de estocar e conservar esses alimentos, pois as pessoas compravam alimentos para o mês inteiro. Tornou-se preciso também uma maior variedade de alimentos e facilidade na hora de prepará-los.
O resultado é que, infelizmente, muitos desses produtos são mais vendidos pela aparência e sabor e não pelo aspecto nutritivo. Não é só em casa que isso acontece, mas nos ambientes escolares também. Principalmente em escolas particulares, onde os alunos que não levam lanche de casa costumam comprar nas cantinas, que oferecem mais alimentos industrializados, ricos em açúcar e gordura.
Sendo assim, mesmo se alimentando regularmente, as crianças e os adolescentes – bem como a maioria da população - carecem de vitaminas e de nutrientes fundamentais para o organismo. Isso leva a uma maior incidência de casos de doenças cardiovasculares e do sangue, como pressão alta, diabetes, colesterol alto, hipertensão e assim por diante.
A alimentação das crianças e dos adultos hoje em dia costuma não ser saudável
Assim, diversos setores da sociedade estão promovendo mudanças para divulgar uma alimentação saudável. Uma dessas foi feita pelo Ministério da Saúde, ao lançar o Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo a alimentação saudável, com o objetivo de incentivar as escolas particulares a oferecerem lanches menos calóricos e com maior valor nutritivo aos alunos em suas cantinas.
Mas, antes de realizar essas mudanças, é imprescindível se informar para saber o que é uma alimentação saudável, pois muitas pessoas não se alimentam corretamente porque não sabem se alimentar. Além disso, há muitos equívocos sobre o que seria uma alimentação saudável. Quando alguns pensam em alimentos assim, logo lhes vem à mente comidas que são piores que as industrializadas, no sentido de possuírem um gosto ruim ou que são ditas “sem sabor”, ou que são muito difíceis de preparar.
No entanto, uma alimentação saudável deve significar prazer e saúde. O enforque deve ser sobre alimentos produzidos na região, in natura e que possuam alto valor nutritivo. Os principais são:
  • Cereais, raízes e tubérculos: São ricos em carboidrato complexo que fornece energia para realizar as atividades do dia a dia e atividades físicas. Por isso, devem ser consumidos em maior quantidade todo dia.
Exemplos: trigo, arroz, milho, centeio, cevada, aveia, pães, massas, batata, cará inhame, mandioca.
Exemplos de cereais
  • Frutas, verduras e legumes: São alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Mantendo a saúde e o bom funcionamento do organismo, devendo ser consumidos em grande quantidade durante o dia.
Exemplos: maçã, banana, mamão, laranja, cenoura, beterraba, abobrinha, abóbora, pepino, agrião, cebola, acelga, couve, brócolis, aipo etc.
Exemplos de frutas, verduras e legumes
  • Leguminosas: Ricos em proteínas vegetais, ferro e fibras. Mas, exigem atenção quando forem consumidos, devendo ser em menor quantidade que os anteriores.
Exemplos: feijão, lentilha, ervilha, soja, grão de bico etc.
Exemplos de leguminosas
  • Alimentos de origem animal: Esses também precisam ser ingeridos em menor quantidade. São alimentos ricos em cálcio e proteínas, essenciais para a manutenção da saúde, fortalecimento, crescimento e formação de pele, unhas, cabelo, dentes e ossos.
Exemplos: carnes (frango, peixe e carnes vermelhas), leite, queijos e iogurte.
Exemplos de alimentos de laticínios e carnes
Veja que os alimentos saudáveis são gostosos, pelo menos são considerados assim pela maioria das pessoas e que, além da escolha, é preciso pensar bem na quantidade em que são ingeridos durante o dia.
Os alimentos que são considerados como não sendo saudáveis são os que estão nos seguintes grupos:
  • Açúcares: doces, balas, chocolates, sorvetes, refrigerantes, bolachas recheadas, chicletes etc.;
  • Gorduras: frituras, óleos vegetais, margarina, manteiga, fast food,maionese, requeijão etc.;
  • Com excesso de sal: alimentos industrializados, como salgadinhos, molhos e temperos prontos, sopas industrializadas etc.
Alimentos não saudáveis, cujo consumo deve ser restrito
Esses alimentos devem ser consumidos em pouquíssima quantidade, pois trazem riscos à saúde quando consumidos em excesso.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

                                     Piramide alimentar brasileira

terça-feira, 4 de março de 2014

Substâncias Químicas dos refrigerantes
Refrigerantes possuem substâncias químicas, mas elas fazem bem à saúde?
 Como sempre ouvimos o refrigerante de qualquer tipo, é um ótimo vilão para a saúde das pessoas que o consomem diariamente. Ele possui níveis altos de fosfato e ácido fosfórico e segundo testes causa doenças cardíacas, renais e musculares.
A bebida de coloração caramelo (marrons) artificial são usados na fabricação de refrigerantes como 2-metilimidazole e 4-metilimidazol, que segundo testes,  apenas 16 microgramas por dia, sãosuficientes para que no futuro um câncer se manifeste.
Outra substância presente em refrigerantes é o óleo vegetal bromado, ele serve como um retardador de chamas e causa problemas sérios de saúde, como perda de memória se consumido em excesso.
Além do próprio líquido, a embalagem do refrigerante também é um fator que auxilia nos problemas de saúde, as famosas latinhas são de alumínio revestidos pelo bisfenol (BPA), uma substância que tem como prioridade impedir que a própria química do refrigerante degrade a embalagem. Essa substância, se consumida diariamente pode causar deficiência hormonal, infertilidade e obesidade.
Mas, não é só no organismo que o refrigerante e sua embalagem causa estrago, a natureza também sofre bastante por causa da poluição causada pelos corantes e adoçantes artificiais que quando consumidos por nós, passam pelo esgoto e mesmo assim não se desmancham contaminando os rios.
Podemos concluir que o refrigerante é uma substância totalmente química e que não ajuda em nada tanto no organismo humano quanto na natureza, além de ser prejudicial na hora dos estudos, por conter muito açúcar faz com que a concentração seja alterada. Por isso, é importante trocar o refrigerante por água e sucos naturais.

ISAAC NEWTON - O MAIOR GÊNIO DA HISTÓRIA