domingo, 25 de janeiro de 2015

O SER HUMANO NO REINO DOS ANIMAIS
            

            A espécie humana possui capacidade de realizar transformações no ambiente em que vive de maneira diferente dos outros seres vivos. Isso se deve, entre outros fatores, ao grau de cultura, capacidade de raciocínio e de comunicação. Existem outros animais que também possuem tais habilidades, no entanto, elas não atingem um nível tão complexo quanto às dos seres humanos.
            A ampla capacidade de raciocínio e de comunicação do ser humano permite-lhe viver em uma sociedade mais complexa do que a dos outros animais. Enquanto a comunicação entre outros animais consiste em uma quantidade limitada de sons e sinais, o ser humano desenvolveu uma rica linguagem falada e um conjunto de símbolos e palavras que lhe permite uma comunicação mais ampla, além de ser capaz de produzir novos símbolos e palavras que lhe permite uma comunicação mais ampla.
            Os seres humanos formam núcleos familiares em que os indivíduos mais jovens e os mais velhos são protegidos pelos demais membros. A permanência junto aos pais permite que os filhos aprendam hábitos e ensinamentos, fortalecendo as culturas humanas e resultando, dessa maneira, nas sociedades humanas como as conhecemos.
            Os seres humanos habitam as mais diferentes regiões do planeta, devido a alta capacidade e o desenvolvimento da cultura.
            Devido, principalmente à cultura, o ser humano aprendeu a cultivar vegetais e a criar animais, modificando o ambiente para suprir suas necessidades, aumentando suas possibilidades de sobrevivência.
            Características gerais do ser humano.

            Embora os seres humanos apresentem várias semelhanças com outros animais existem algumas características que os diferenciam. Entre elas podemos destacar o andar bípede, a maior habilidade em manipular objetos, o volume do cérebro, proporcionalmente maior que outros animais.

            Classificação biológica do ser humano

  Reino: Animália (o homem é um animal, e nesse grupo estão todos os animais). Os seres desse reino são heterótrofos,  ou seja, dependem de outros seres vivos para se alimentar.
  Filo:    Chordata (possui notocorda ). Essa estrutura está presente no embrião dos animais vertebrados e poderá dar origem à coluna vertebral nos indivíduos adultos.
 Classe: Mamamalia  (são mamíferos  e se caracterizam por possuírem glândulas mamárias. Além disso, são  homeotérmicos, ou seja, conseguem manter a temperatura interna do corpo.
 Ordem: Primata. Apresentam um volume cerebral, em relação ao tamanho do corpo proporcionalmente maior do que o  dos  outros animais. Além disso, a maioria dos primatas apresenta polegar opositor. Fazem parte deste grupo os  sagüis, os lêmures, os chimpanzés, o ser humano e outros
Família: Hominidae – Nesta  família são encontrados os ancestrais  já extintos dos seres humanos e a espécie atual. Apresentam uma caixa craniana proporcionalmente grande, cérebro bastante desenvolvido, o polegares mais desenvolvidos que os dos outros primatas, ossos da perna alongados e mais compridos que os braços.
 Gênero: Homo.Este gênero apresenta espécies já extintas, que viveram na Terra desde cerca 2,5 milhões de anos   atrás. Algumas espécies já fabricaram ferramentas de pedra e viviam em sociedades bem organizadas.O seres humanos são os únicos representantes desse gênero que existem atualmente.
Espécie :Homo sapiens-  Abrange somente seres humanos.   

ATIVIDADES
1)    O esquema abaixo representa a classificação biológica do ser humano. Reproduza esse esquema em seu caderno, completando com as palavras adequadas:
REINO
FILO
CLASSE
ORDEM
 FAMÍLIA
GÊNERO
ESPÉCIE
Animalia


Primata




2)    Cite as principais características biológicas que diferem os seres humanos dos outros mamíferos.
3)    Qual a vantagem da postura ereta e do andar bípede para os seres humano?
4)    Em sua opinião, de que forma a habilidade de criar e manusear ferramentas podem ter contribuído para a sobrevivência do ser humano?
5)    Cite mudanças físicas que ocorrera durante a evolução do ser humano.

6)    Que características do ser humano permitem que ele esteja distribuído por quase todas as regiões do planeta, apesar de outras espécies de animais serem mais numerosas? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário