quinta-feira, 28 de maio de 2020

APROFUNDANDO SEUS CONHECIMENTOS:CAMADA DE OZÔNIO E SUA RELAÇÃO COM O CÂNCER DE PELE

Qual é o tamanho atual do buraco na camada de ozônio.

BBC News Mundo


Camada de ozônio sobre o Polo Sul no dia 12 de setembro: em roxo e azul estão as áreas que tem menos ozônio, enquanto o amarelo e vermelho, as que têm mais.

Apesar da pouca atenção que tem recebido recentemente, o buraco na camada de ozônio ainda existe, embora a comunidade científica esteja otimista sobre a redução do seu tamanho.

O ozônio é um gás incolor que forma uma fina camada na atmosfera e absorve os componentes nocivos da luz solar, conhecidos como raios “ultravioletas B" ou "UV-B", protegendo os seres humanos dos riscos de desenvolver câncer de pele ou catarata, entre outras doenças.

Mas nos últimos cem anos, a atividade do homem fez com que a camada de ozônio começasse a deteriorar.


É por isso que, em 1985, a descoberta de um buraco em cima no Polo Sul acendeu um alerta global. E o buraco na camada de ozônio passou a ser o maior ícone da luta pela preservação ambiental da época.
Dois anos depois, foi firmado o Protocolo de Montreal, em que os países signatários se comprometeram a reduzir a produção e comercialização de substâncias consideradas responsáveis pelo dano.

Com isso, a camada de ozônio começou a se recuperar. E, nas décadas seguintes, o tema perdeu protagonismo para outras questões ambientais, como o aquecimento global. O que não quer dizer que sua importância tenha diminuído.

O Protocolo de Montreal proibiu o uso de certas substâncias para proteger  a camada De ozônio, vital para conter a radiação ultravioleta.

De acordo com a última avaliação da Nasa, agência espacial americana, realizada em setembro de 2018, o tamanho do buraco na camada de ozônio é de 23 milhões de km², quase a mesma superfície da América do Norte (24,7 milhões de km²).

Mas, apesar dessa lacuna, a quantidade de moléculas de ozônio na atmosfera ao redor do planeta é "bastante constante, com uma redução de cerca de 2% nos últimos anos", diz Stephen Motzka, pesquisador químico da Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA, na sigla em inglês).

"Embora não haja nenhum indício de uma recuperação completa da camada de ozônio, há certamente uma melhoria na diminuição da concentração dos gases que causam a destruição do ozônio", diz Motzka à BBC.
Em 2017, a Nasa informou que o buraco atingiu o menor tamanho registrado desde 1988. Mas a melhora "excepcional", segundo os cientistas, estaria relacionada a condições climáticas, e não às ações de conservação.


DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO TEM RELAÇÃO COM CASOS DE
CÂNCER DE PELE
Dia 16 de setembro marca o Dia Mundial de Preservação da Camada de Ozônio
A cada 1% de diminuição da camada de ozônio, 50 mil novos casos de câncer de pele são registrados, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Para alertar sobre os riscos de destruí-la, o dia 16 de setembro marca o Dia Mundial de Preservação da Camada de Ozônio.

Na mesma data, em 1987, foi assinado o Protocolo de Montreal, que estabeleceu a diminuição da produção e consumo de substâncias prejudiciais à camada - e do qual o Brasil é signatário.   

O que é a camada?
A camada de ozônio é uma formação de gás situada ao redor da Terra. Localizada a aproximadamente 20 a 35 km de altitude em relação a superfície terrestre, ela é responsável pela proteção dos seres vivos em relação aos efeitos nocivos dos raios ultravioleta emitidos pelo sol (UV-A e UV-B). 

Ações simples são efetivas para protegê-la, como:
  • ​Eliminar aparelhos e equipamentos de refrigeração de forma responsável.
  • Verificar se seus  equipamentos de ar condicionado não apresentam vazamentos.
  • Manutenção dos equipamentos com pessoas qualificadas.
  • Ajuste o termostato da sua geladeira e freezer na temperatura certa (evite temperaturas muito baixas).
  • Evitar a compra de aerossóis com clorofluorcarbonos (CFC). Opte por sprays com bomba.
  • Monte o condensador de ar-condicionado na sombra externa e limpe o condensador e o evaporador.
  • Isole suas paredes, portas e janelas adequadamente para melhorar a eficiência energética.
  • Monte a geladeira para que o ar circule facilmente.
​O que o Einstein está fazendo?
A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein também está alinhada com a preservação da camada de ozônio. Contribuímos com a redução das emissões de gases destruidores através de investimentos em equipamentos mais modernos, além de substituir os gases CFCs (clorofluorcarbonos) por gases menos agressivos à camada.
Publicado em: 16/08/2019






quarta-feira, 27 de maio de 2020

REVISÃO PARA O SÉTIMO ANO


Queridos alunos, vamos fazer uma revisão e atividade avaliativa. Leia o resumo antes de fazer copie as atividades no caderno e resolva. 

A classificação dos seres vivos ( Resumo)
Professora: Maria de Fátima Assis Lepesqueur

Classificar: separar de acordo com as semelhanças e diferenças.
Sistemática – inventariar, descrever  e classificar a biodiversidade, e estabelecer as relações de parentesco entre as espécies. A Sistemática é o ramo da Biologia  que estuda a biodiversidade , isto é, vários  os tipos de seres vivos e as variações existentes  entre eles.
Taxonomia – ramo da ciência que classifica os seres vivos - descrição e classificação das espécies.
Filogenia –  estuda relações evolutivas entre os organismos.
Quantas espécies de seres vivos ainda vamos descobrir?
A biodiversidade é uma das características mais impressionantes do nosso planeta. São tantas espécies de bichos, plantas e outros seres, que sempre há novas pesquisas científicas anunciando descobertas nessa área.
Calcula-se que haja 13 milhões de espécies na Terra (há estimativas que variam de 2 milhões a 100 milhões de espécies!), mas os cientistas identificaram apenas em torno de 1,75 milhão até agora. Apenas 16 mil novas espécies são descritas a cada ano. Somente alguns grupos são bem documentados, entre eles mamíferos, aves, anfíbios e coníferas.
http://www.revistaplaneta.com.br/tudo-o-que-você-sempre-quis-saber-sobre-biodiversidade/2 jan. 2017

A importância dessa classificação:
- No planeta existem cerca de 8,7 milhões de espécies diferentes de seres vivos , então surgiu a necessidade de  padronizar a linguagem para os  seres vivos.
- Organizar os seres em categorias taxonômicas para facilitar o estudo, observando as diferenças e semelhanças entre eles.

SEM AS REGRAS DE LINEU, QUANTA CONFUSÃO! O nome “ cachorro” escrito em algumas línguas ...
Espanhol: perro - Inglês: dog  -  Hebraico: kelev  Francês: chien  Português: cão, cachorro  -  Italiano: cane  - Alemão: hund

A classificação atual
Foi criada em 1758, Carl Von Linné (Lineu) apresentou 7 categorias taxonômicas (Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie). 
Lineu criou a Nomenclatura binomial, onde se estabeleceu  regras para classificar e nomear os seres vivos.   
Essa classificação foi modificada posteriormente e então foi acrescentado o Filo e a Família .
Em ordem decrescente os filos representam o maior grau de parentesco
Reino → Filo → Classe →Ordem →Família →Gênero→Espécie


Observe as classes taxonômicas de três espécies de seres vivos


Cão doméstico
Lobo
Ser Humano
Reino
Animalia
Animalia
Animalia
Filo
Chordata (notocorda )
Chordata (notocorda)
Chordata(notocorda )
Classe
Mamália (mamífero)
Mamália (mamífero)
Mamália (mamífero)
Ordem
Carnívora
Carnívora
Carnívora
Família
Canidae
Canidae
Hominidae
Gênero
Canis
Canis
Homo
Espécie
Canis familiaris
Canis lúpus
Homo sapiens


Regras da nomenclatura
- Todo ser classificado com dois nomes, em latim ou latinizado onde o primeiro representa o gênero e segundo a espécie.
- O primeiro nome deve ser escrito com letra maiúscula e o segundo com letra minúscula.
- Os nome científicos devem ser destacados nos textos sendo normalmente  em itálico,  com letras inclinada;  em negrito  com letras mais escuras ou  sublinhado  com um traço abaixo.
Exemplos: Felis catus, Coffea arábica, Oryza sativa

As classes taxonômicas

ESPÉCIE BIOLÓGICA  é um conjunto de organismos semelhantes entre si, capazes de cruzar e produzir descendentes férteis. Ex: Jaguatirica é um felino cujo nome científico é Leopardus pardalis.
GÊNERO   As ESPÉCIES podem se agrupar e formar um GÊNERO. A jaguatirica ( Leopardus pardalis) e o gato-do-mato  (Leopardus tigrinus)  são animais de espécies diferentes, mas que  pertencem ao mesmo gênero: LEOPARDUS. 
 ORDEM  - O conjunto de FAMÍLIAS mais aparentadas  entre si formam, por sua vez, uma  ORDEM. Onça pintada (Panthera onca) é um felino e pertence à ordem Carnívora . Girafa (Giraffa camelopardilis) é um mamífero e pertence à ordem : Artidactyla 
CLASSE
O conjunto de ORDENS mais aparentadas entre si forma uma CLASSE.
Os animais da ordem Carnivora,  juntamente  com animais de outras ordens, tais como Rodentia (pacas, capivara), Chiroptera (morcegos) e Primates (chimpanzés, seres humanos), são agrupados na classe Mammalia (classe dos mamíferos).
O FILO
O conjunto de CLASSES com características mais  aparentadas entre si  forma  um FILO. Capim-real (Parus maior) pertence ao filo Chordata.
O REINO
Os FILOS podem ser agrupados com outros filos mais aparentados entre si, formando um REINO.
Exemplo de Reino:,Os animais do filo dos cordados,juntamente  com animais de outros filos, como os dos  artrópodes (insetos, aranhas) e dos moluscos (polvos, caramujos), são agrupados num mesmo reino: REINO ANIMALIA OU METAZOA.

Características dos cinco reinos

Reino Monera: Esse reino engloba todos os organismos procariontes existentes, ou seja, todos os organismos que não apresentam núcleo delimitado por membrana nuclear. Nesse grupo, todos os representantes também são unicelulares, e o modo de nutrição pode ser autotrófico ou heterotrófico. Como exemplo de representantes do Reino Monera, podemos citar as bactérias e as cianobactérias (antigamente conhecidas como algas azuis), essas bactérias são fotossintetizantes. Este reino é subdividido em Bactérias e Archeabacterias.
As Archeabacterias são organismos que se assemelham à bactérias, mas que se diferem pelo material genético. São muito adaptadas a ambientes hostis como lagos extremamente salgados e depósitos de águas quentes e muitos ácidos.
 -  Reino Protista: Esse reino, que atualmente é chamado de Protoctista, engloba seres unicelulares e pluricelulares, eucariontes, autotróficos ou heterotróficos. Como exemplo de representantes desse reino, podemos citar algas uni e multicelulares e protozoários.- 
- Reino Fungi: Esse reino engloba organismos unicelulares e multicelulares, eucariontes e heterotróficos. Como exemplo, podemos citar os bolores, cogumelos e levedos.
Reino Plantae Esse reino inclui organismos multicelulares, eucariontes e autotróficos, ou seja, que produzem seu alimento. Como exemplo, podemos citar as hepáticas, as avencas, os pinheiros e os ipês.
-  Reino Animalia ou MetazoaNesse reino estão organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos. Como exemplo de representantes, podemos citar o homem, as esponjas, as águas-vivas e os peixes.


Obs: Os vírus só  são considerados seres vivos quando estão parasitando uma célula de outro ser vivo, portanto, são   parasitas intra celulares obrigatórios.
 Blog ciências é demais, prof. Fátima


Queridos alunos ai está uma aula simples, mas prática para vocês entenderem a classificação dos seres vivos.


ATIVIDADES ( Copie no caderno e resolva)

1) Em uma área de transição entre Mata Atlântica e Cerrado, são encontrados os pau d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides) e alguns ipês ( Tabebuia áurea,  Tabebuia alba e Cybistax  antisyphilitica ). O cipó –de – são – João (Pyrostegia venusta) é também freqüente naquela região. Considerando os critérios da classificação biológica, nos textos citados existem

A) 3 gêneros e 3 espécies                       B) 3 gêneros e 6 espécies                
C) 4 gêneros e 4 espécies                       D) 4 gêneros e 6 espécies

2) Dois seres vivos que pertencem à mesma ordem são necessariamente:

A) da mesma raça         B) da mesma espécie              C) do mesmo gênero      
D) da mesma classe

3) Se unirmos as famílias Canidae (cães), Ursidae ( ursos), Hienidae ( hienas) e Felidae 
(leões), veremos que todos são carnívoros, portanto,  pertencem à (ao)  mesma(o):
A) gênero         B) reino          C) ordem       D) espécies

4)  Responda:
a) Escreva uma semelhança e uma diferença entre os reinos Animal e Vegetal.
b) Cite dois exemplos de representantes do Reino Fungi.
c) Os vírus são classificados como seres do Reino Monera. Você concorda? Justifique.
d) Cite três regras que Lineu estabeleceu para escrever um nome científico de um ser vivo.
e) Por que o trabalho dos taxonomistas é importante?
f) Qual o critério utilizado para classificar uma célula em procariótica e outra em 
   eucariótica?

5) Complete o texto, de acordo com seus conhecimentos.

A)  reino das bactérias inclui seres com células _________________ou seja, que não possuem um __________________individualizado, por uma membrana. Esse reino inclui as __________________ e as _____________(anteriormente chamadas de algas azuis). Essas últimas são __________________, pois obtém seu próprio alimento realizando _________________________.
B)  Todos os membros do sub reino Archeabactérias ou Archeas são ______________, ou seja, têm organismos formados por apenas uma _________________. Os membros desse reino, denominados arqueas,estão adaptados à vida em locais que são ___________________para a maioria dos outros seres vivos.
C) O reino protista é constituído por variadas formas de vida. Uma delas são _________________ e outras são ____________________ de organização bem simples. . Entre os protistas estão as algas, que realizam _________________e fazem parte do ________________que é o primeiro nível das cadeias alimentares aquáticas. Também entre os protistas estão os ________________, que fazem parte do ______________ segundo nível das cadeias alimentares aquáticas.
D) O reino Plantae é constituído pelas plantas, ou vegetais, que são seres com células _______________ e que realizam ________________sendo, por isso, classificados como ________________.
E) O reino Fungi é aquele em que se encaixam os fungos, seres de células __________________que podem ser ________________como as leveduras usadas na fabricação de pães, ou _____________como os cogumelos, os bolores e as orelhas de pau. No que diz respeito à nutrição, os fungos são ______________________.
F) O reino Animalia é formado por todos os animais, que são seres _________________
( muitas células ), cujas células são ___________ Quanto à nutrição, todos os animais são _________________

6) O nome científico do limoeiro é Citrus limom e o da laranjeira é Citrus sinensis . Então é possível dizer que eles:
A) Pertencem a mesma espécie e mesmo gênero      
B) Pertencem ao mesmo gênero, mas a espécies diferentes.
C) Não existe parentesco evolutivo entre elas.
D) Pertencem apenas ao mesma classe.

terça-feira, 26 de maio de 2020

PARA OS ALUNOS DO 7º ANO


Queridos alunos do 7º Ano hoje não coloquei nenhuma atividade para que vocês façam todas as que já passei e assistam os vídeos. Amanhã estarei aqui. Tirem suas dúvidas nos comentários. Abraço. 😉

ORIENTAÇÕES E ATIVIDADES PARA O 6º ANO


ATENÇÃO:

Queridos alunos do 6º percebendo que vocês estão encontrando dificuldades para encontrar as atividades estou colocando aqui, para quem não fez ainda,  todas que terão de ser desenvolvidas nestas quatro semanas. Faça com carinho, atenção e capricho.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA FORMA, ESTRUTURA  E MOVIMENTOS DA TERRA  Resumo postado em 03/04/2020

Atividade 1 - Identifique sobre qual esfera se está fazendo referência.

a. Rios, mares lagos e oceanos.

b. A terra que utilizamos para plantar

c. Região onde os aviões voam

d. Região onde os aviões voam e vivemos



ATIVIDADE 2 - No dia 22 de maio de 2014, após quatro horas fechado por conta de uma forte
neblina, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na cidade de Manaus (AM), teve quase 70
voos atrasados ou cancelados. Em qual esfera da Terra o nevoeiro se forma?


ATIVIDADE 3 - Em sua opinião, por que é necessário manter o equilíbrio entre as quatro es
feras?


ATIVIDADE 4 - Exemplifique alguns seres vivos que podem ser encontrados na biosfera
(atmosfera, hidrosfera e/ou geosfera) .

SAIBA MAIS …COMPLEMENTE SEUS ESTUDOS. 

ATIVIDADE 5- Aplicando seus conhecimentos:
a) Relate como você esperava que fosse o interior da Terra.
b) Cite as características da crosta terrestre e sua composição.
c) Cite as características do manto e sua composição.
d) Explique como é a temperatura no interior da Terra.
e) Elabore um desenho no seu caderno: A Terra por dentro.
f) Relate as ideias principais abordadas no vídeo.
g) Realize uma pesquisa utilizando a internet, enciclopédias, livros didáticos entre outras
fontes sobre A Terra por dentro: Crosta, manto e núcleo. Anote aqui a fonte de pesquisa e o que você considerou interessante.
Você poderá aprofundar seus conhecimentos buscando outras fontes de informações:


ATIVIDADES DE FIXAÇÃO -  NO  01 – 6Ano

Leia os textos fósseis e introdução ao estudo da forma e estrutura da Terra e resolva as atividades abaixo. (Copie em seu caderno)

1) “As ______________, também conhecidas como rochas magmáticas, são formadas pela solidificação (cristalização) de um magma, que é um líquido com alta temperatura, em torno de 700 a 1200ºC, proveniente do interior da Terra. Podem conter jazidas de vários metais (p. ex. ouro, platina, cobre, estanho) e trazem à superfície do planeta importantes informações sobre as regiões profundas da crosta e do manto terrestre”. (Adaptado de igc.usp.br)
Assinale a alternativa que completa a lacuna do texto acima:
a) Rochas sedimentares
b) Rochas Metamórficas
c) Rochas Ígneas
d) Rochas Basálticas

2)O processo de transformação das rochas preexistentes formou as chamadas Rochas Metamórficas. Sobre esse processo, também chamado de metamorfização, é correto afirmar que:
a) acontece próximo à crosta terrestre
b) é oriundo exclusivamente de regiões oceânicas
c) só atua em rochas magmáticas
d) ocorre somente em locais de alta pressão e com temperaturas elevadas

3) Os fósseis costumam se formar apenas em um tipo específico de estrutura rochosa, em virtude de suas características de formação. Os tipos de rochas que permitem a fossilização são:

a) As metamórficas, pois o metamorfismo dos solos permite a conservação da estrutura dos elementos orgânicos;
b) As sedimentares, pois o transporte de sedimentos pelos agentes como vento e água permite o soterramento dos restos orgânicos, iniciando assim o processo de fossilização. 
c) As magmáticas, pois apenas em condições elevadas de pressão interna, causadas pelo “afundamento” dos fósseis ao longo de milhares de anos, é possível a sua formação.
d) As ígneas, pois elas são o único tipo de rocha que apresenta uma estrutura maleável para a formação de fósseis.

4) Sobre as rochas que compõem a crosta terrestre, assinale a alternativa correta.
a) As rochas sedimentares formaram-se pelo resfriamento e pela solidificação de minerais da crosta terrestre, isto é, o magma.
b) As rochas metamórficas formaram-se a partir das transformações sofridas pelas rochas magmáticas e sedimentares quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra.
c) As rochas magmáticas formaram-se a partir da compactação de sedimentos de outras rochas.
d) O arenito e o calcário são exemplos de rochas metamórficas.

5)O intemperismo é um tipo de agente de transformação de relevo caracterizado por atuar através de processos químicos, físicos e biológicos, transformando as rochas. O tipo de rocha formada pela ação do intemperismo é a:

a) ígnea
b) sedimentar
c) granítica
d) metamórfica

6) Dê a definição de:
a) As fezes fossilizadas de animais pré-históricos de milhões de anos atrás. _________________
b) Processo conhecido como petrificação, o corpo do animal ou o vegetal é coberto, rapidamente após a morte, por matéria mineral e sedimentos finos._________________________
c) Estudo dos fósseis em geral_______________________
d) Estudo de fósseis animais ___________________
e) Estudo dos fósseis vegetais __________________
f) Estudo de estruturas resultantes das atividades dos seres vivos, como pegadas, sulcos, perfurações ou escavações. _______________________

7) Considere as seguintes afirmativas sobre rochas:
I. Rocha dura, resistente, formada pela solidificação da lava e usada na pavimentação de calçadas.
II. Rocha formada por várias camadas de sedimentos de grãos de quartzo e usada para revestir pisos, paredes e calçadas.
III. Rocha que origina da transformação de argilito, usada em revestimentos de pisos, paredes e calçadas, entre outras aplicações.
IV. Rocha dura e resistente, formada ao longo de vagaroso processo de resfriamento  e solidificação do magma no interior da Terra; largamente usada no revestimento de pisos e paredes e na confecção de pias, mesas e bancadas.
V) Rocha leve e porosa, usada na limpeza da pele e para retirar calosidade.
São exemplos de rochas magmáticas somente:
a) I, II, III e V]
b) II e IV
c) I, IV e V
d) III, IV e V


8) Num trabalho sobre rochas, um grupo de estudante preparou a seguinte tabela.

Tipo
Exemplos

Magmática
Basalto
Pedra-pomes
Granito

Sedimentar
Arenito
Argilito
Calcário

Metamórfica
Gnaisse
Ardósia
Mármore

Sobre a tabela podemos afirmar que:

a) existe um erro nos exemplos de rochas sedimentar.
b) pedra-pomes não é rocha magmática.
c) ardósia e mármore são rochas magmáticas.
d) a tabela está correta.

SOLSTÍCIOS E EQUINÓCIOS, postado em 14 de abril de 2020,

ATIVIDADES DE FIXAÇÃO

Questão 01
Faça uma pesquisa  e escreva as datas dos solstícios e equinócios do ano de 2020
Questão 02
Com relação à figura abaixo, podemos afirmar:

A translação, movimento no qual a Terra gira ao redor do Sol, dá origem às estações do ano.

1. No verão do Hemisfério Sul, é possível considerar que a incidência dos raios solares na
    superfície da Terra é praticamente perpendicular.
2. O movimento de translação é aquele em que a Terra, junto com os outros planetas, gira ao
    redor do Sol. A translação define, assim, os dias e as noites, percorrendo um caminho que
    tem forma elíptica.
3. Os equinócios são demarcados pelos dias 21 de março e 23 de setembro.
4. O solstício é um período em que as noites são iguais aos dias.
5. Ela representa o movimento da Terra em um período de 365 dias (um ano), definindo as
    estações do ano

Estão corretas:
A) 2, 3, e 5
B) 1, 2,3 4 e 5
C) 2,3,e 4
D) 1,3, e 5

Questão 03
As estações do ano ocorrem por meio de um movimento realizado pela Terra que faz com que a incidência de raios solares seja diferente nos Hemisférios Norte e Sul. Assinale a alternativa que representa esse movimento:
A) Movimento de rotação
B) Eclíptica
C) Movimento de translação
D) Movimento de revolução

Questão 04
A respeito das quatro estações do ano, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:
(    ) O solstício marca o início da primavera e do outono, já o equinócio marca o início do verão
        e do inverno.
(    ) O movimento da Terra que possibilita a existência das estações do ano é o movimento de
       rotação.
(    ) Enquanto no Hemisfério Norte é verão, no Hemisfério Sul é inverno.
(    ) Enquanto no Hemisfério Norte é primavera, no Hemisfério Sul é outono.
Questão 05
Esta estação do ano caracteriza-se por representar uma transição entre um período bastante úmido e um período com baixa umidade relativa do ar. Ao longo dela, as temperaturas apresentam uma queda e há uma mudança na paisagem, notada principalmente em relação às folhas das árvores.
Assinale a alternativa que representa a estação do ano descrita no texto acima:
A) outono
B) Primavera
C) Verão
D) Inverno


ATIVIDADES COMPLEMENTARES -  No  02

Consultando o capítulo  12 do seu livro didático pág. de 216 a  230 resolva as atividades a seguir:
1) Resolva as atividades USE O QUE APRENDEU  e EXPLORE DIFERENTES LINGUAGENS na pagina 231
2) Transforme em texto o mapa conceitual da página 230.