terça-feira, 19 de maio de 2020

ORIENTAÇÕES E ATIVIDADES PARA O 7º ANO

PLANO DE ESTUDO TUTORADO
COMPONENTE CURRICULAR:   Ciências  
COMPONENTE CURRICULAR:
NOME DA ESCOLA:  Estadual Professor   Franco da  Rosa
ALUNO:                                                                                                         SÉRIE: 7o ano
TURMA: 
TURNO: Vespertino
MÊS: Maio
TOTAL DE SEMANAS: 04
NÚMERO DE AULAS POR SEMANA: 03
NÚMERO DE AULAS POR MÊS: 12
PROFESSORA: Maria de Fátima Assis Lepesqueur


ORIENTAÇÕES AOS PAIS E RESPONSÁVEIS
DICA PARA O ALUNO
QUER SABER MAIS?

Prezado responsável,

estamos vivenciando um momento de propagação em escala planetária do COVID-19, e como precaução e seguindo orientações nacionais e do governo estadual, nossas unidades escolares foram fechadas. Para não interrompermos o aprendizado sistematizado de nossos estudantes, preparamos um
plano de estudo dividido em
semanas e aulas que deverá ser realizado pelos alunos em seu espaço de vivência.
 Os conceitos principais de cada aula serão apresentados e em seguida o aluno será desafiado a resolver algumas atividades.
Para respondê-las, ele poderá
fazer pesquisas em fontes
variadas disponíveis em sua
residência.

Caro(a) estudante,

A suspensão das aulas em virtude da propagação do COVID-19 foi uma medida de segurança para sua saúde e da sua família. Mas, não é motivo para que você deixe de estudar e aprender sempre, lembrando que você inicia uma nova etapa da Educação Básica, que é a Educação Profissional. Dessa forma, você:
1- receberá Plano de Estudos Tutorado de cada um dos componentes curriculares.
2- terá acesso aos conceitos básicos da aula.
3- realizará algumas atividades.
4- precisará buscar informações em diferentes fontes.
 5- deverá organizar o seu tempo e local para estudar

Anotar é um exercício de
seleção das ideias e de maior
aprendizado, por isso...

1) Ao anotar, fazemos um
esforço de síntese. Como
resultado, duas coisas
acontecem. Em primeiro lugar,
quem anota entende mais, pois
está sempre fazendo um
esforço de captar o âmago da
questão. Repetindo, as notas
são nossa tradução do que
entendemos do conteúdo.

2) Em segundo lugar, ao anotar,
nossa cabeça vaga menos. A
disciplina de selecionar o que
será escrito ajuda a manter a
atenção no que está sendo dito
ou lido, com menos divagações
ou preocupações com outros
problemas.
Quando bate o sono ou o tédio, é a melhor maneira
de retomar a atenção.

Queridos alunos do SÉTIMO ANO, da ESCOLA ESTADUAL FRANCO DA ROSA  aqui se inicia o trabalho online que faremos nos próximos dias . Leia com atenção e carinho, assista aos vídeos exigidos e resolva as atividades com responsabilidade e boa vontade para que possa aprender bem os conteúdos.  Logo estaremos juntos novamente. Um abraço e sucesso.
ESTAMOS FAZENDO UM TRABALHO DE REVISÃO E FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS JÁ QUE FICAMOS MUITO TEMPO PARADOS.
Logo estaremos juntos novamente. Um abraço e sucesso.

As aulas na Rede Minas serão 9:20h as 9:40, da quinta-feira. 

Semana 01

DESENVOLVENDO O TEMA

Efeito Estufa é um fenômeno natural que ajuda a manter a Terra aquecida. Entretanto, com a intervenção do homem sobre a natureza, esse fenômeno está aumentando e deixando o nosso planeta cada vez mais quente.
Imagine um carro que esteja com as janelas fechadas e debaixo do sol. Depois de certo tempo, o interior desse carro vai ficar muito quente, não é mesmo? Isso acontece porque os vidros do carro deixam o calor do sol entrar, mas não deixa este sair. No efeito estufa acontece a mesma coisa.
Esse nome – “efeito estufa” – originou-se da ideia de uma estufa usada para cultivar plantas. Nessas estufas, compostas por paredes e tetos de vidro, o calor entra e não sai, ajudando o aproveitamento desse calor pelas plantas, que passam a se desenvolver melhor.

Como funciona o efeito estufa?

Observe a figura abaixo:

Quando os raios solares atingem a Terra, parte deles é “rebatida”, já a outra parte penetra, encontra a superfície terrestre e volta para a atmosfera. Dentre esses raios solares que voltam, parte deles é novamente refletida para dentro da Terra e parte vai embora para o espaço.
Naturalmente, esse processo é importante para a manutenção do calor na Terra. Sem o efeito estufa, o nosso planeta seria muito frio e a vida humana provavelmente não existiria.

Mas por que o efeito estufa é considerado um problema ambiental?
Esse fenômeno é considerado um problema ambiental porque o efeito estufa está ficando muito mais forte e aumentando cada vez mais as temperaturas na Terra. Se a camada de ozônio continuar diminuindo e o efeito estufa continuar aumentando, no futuro a Terra ficará muito quente.


O principal poluente que causa o efeito estufa é o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2). Porém, existem outros gases que também possuem uma grande influência, como o óxido nitroso (N2O), o metano (CH4), o clorofluorcarboneto (CFC), os Hidrofluorcarbonetos (HFCs) e o Hexafluoreto de enxofre (SF6).
Os gases do efeito estufa surgem, principalmente, das atividades humanas, como a produção industrial, a queima de árvores, fumaças de automóveis e outros equipamentos que utilizam a queima de combustíveis fósseis.
Segundo o IBGE, além de contribuir para o aquecimento da Terra, o efeito estufa pode contribuir para a ocorrência de outros problemas:
a) alterações dos ecossistemas e extinções de espécies;
b) aumento da escassez de água, graças à diminuição das chuvas;
c) aumento da fome, porque a agricultura seria prejudicada pelo clima e pela falta d’água;
d) elevação do nível do mar e inundações de cidades litorâneas por causa do derretimento das geleiras;
e) proliferação de doenças, graças ao aumento do calor;
f) desequilíbrios climáticos.
Para combater o efeito estufa, nossas indústrias precisam se modernizar e implantar técnicas de redução da emissão dos gases do efeito estufa. Além disso, precisamos adotar medidas mais conscientes, diminuindo a poluição das cidades, reduzir a produção de lixo, conter o desmatamento e aumentar o número de árvores e, sempre que possível, economizar energia.
Por Rodolfo Alves Pena
https://escolakids.uol.com.br/geografia/efeito-estufa.htm

Caro aluno, cara aluna, assista ao vídeo “Efeito Estufa – Aquecendo a Terra de forma natural”




 - Comentário do vídeo: O vídeo que você acabou de assistir é uma animação que nos mostra sobre o Efeito Estufa e o Aquecimento Global de forma bem lúdica, abordando a diferença entre eles e suas consequências.
- Desenvolvendo o tema: Chamamos de Efeito Estufa o aquecimento natural da Terra, responsável pela manutenção da temperatura média do nosso planeta, permitindo, que a Terra seja um local propício para a vida. Os gases presentes na atmosfera impedem a dispersão total da radiação solar no espaço, assim parte do calor fica retido na Terra, aquecendo o nosso planeta. O Aquecimento Global pode ser considerado como um “Efeito Estufa agravado pelo homem” devido à emissão, exagerada, de gases causadores do Efeito Estufa, através da queima dos combustíveis fósseis. Esses gases, impedem que o calor irradiado pela superfície terrestre seja devolvido ao espaço. Dessa forma há um aumento anormal das temperaturas do planeta, causando o Aquecimento Global.

Vamos compreender melhor através do esquema abaixo:


Organizando as ideias:

Atividade 1 - Cite o nome de três poluentes que podemos encontrar na atmosfera e a fonte
emissora deles.

Atividade 2 - Em algumas regiões rurais do Brasil, animais que são usados pelo ser humano
para transporte, como jumentos, estão sendo substituídos por motocicletas. Sobre esse
tema responda:
a) Que impacto essa prática pode apresentar ao ambiente?
b) Qual é a sua opinião sobre o uso de animais como meio de transporte?

Atividade 3 - Imagine que uma prefeitura pretenda elaborar uma campanha para incentivar
as pessoas a deixar seus carros em casa e se deslocar a pé, de bicicleta e por meios de
transporte coletivos. Crie uma frase que poderia ser utilizada como lema desta campanha.

Atividade 4 - Qual a importância do Efeito Estufa para a manutenção da vida na Terra?

Atividade 5 - Leia a afirmação: “O maior problema ambiental atualmente é o efeito estufa.”
a) Explique qual é o erro na afirmação acima.
b) Qual a diferença entre efeito estufa e aquecimento global?

Saiba mais …
Você poderá aprofundar seus conhecimentos buscando outras fontes de informações:

https://www.youtube.com/watch?v=e054mplj5nw

Filme: “O dia depois de amanhã”

https://www.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global


SEMANA 2

DESENVOLVENDO O TEMA:

Aquecimento Global e Efeito Estufa

O aquecimento global refere-se ao aumento elevado da temperatura média da Terra. Apesar de ser um assunto que não é um consenso na comunidade científica, muitos estudiosos acreditam que esse fenômeno agravou-se em razão das atividades humanas.
 A poluição do ar por meio de queimadas, do intenso uso de transportes e do aumento da produção no setor industrial também é associado ao aquecimento global. As principais consequências desse fenômeno são o derretimento das calotas polares, o aumento do nível dos oceanos, a diminuição dos recursos hídricos e diversas anomalias climáticas,como El Niño e furacões.

Principais características do Efeito Estufa
Fenômeno de ordem natural responsável por manter as temperaturas médias globais, possibilitando a existência de vida na Terra. É agravado pela ação humana por meio da emissão de gases de efeito estufa à atmosfera, que impedem a dispersão da radiação solar irradiada pela superfície terrestre, aumentando a temperatura do planeta.

Gases de efeito estufa
Dióxido de carbono
Gás metano
Óxido nitroso
Gases fluoretados

Causas e consequência:
Causas
É um fenômeno natural que tem-se intensificado em decorrência de atividades humana ligadas à indústria, atividades agropecuárias, uso de transportes e desmatamento.
As consequências são:

  • Derretimento das calotas polares.
  • Aumento do nível do mar.
  • Agravamento da segurança  alimentar.
  • Aumento dos períodos de seca.
  • Escassez de água.
  • Aumento da  temperatura

ATIVIDADES

1) Vocês conhecem quais são os gases que causam o efeito estufa?
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2)A concentração destes gases pode ser alterada? De que forma?
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3)Eles são de origem natural? As ações humanas contribuem para a emissão destes gases?
De que maneira?
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4)De que forma o homem interfere nas mudanças climáticas?
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5) O efeito estufa, segundo as teorias mais aceitas pela comunidade científica, vem
contribuindo para a elevação média das temperaturas no planeta. Esse fenômeno é um
processo:

a) ( ) natural, porém intensificado pela ação humana.
b) ( ) artificial, ou seja, resultado direto da interferência antrópica sobre o meio.
c) ( ) recente, não havendo registros de sua existência em épocas geológicas antigas.
d) ( ) natural, sem relação com as práticas sociais.

Saiba mais
https://www.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global
https://www.youtube.com/watch?v=EZgSUdfMJ6c&feature=emb_logo


SEMANA 3

DESENVOLVENDO O TEMA:

Aquecimento Global e Efeito Estufa
O efeito estufa é um fenômeno natural que permite que parte da energia solar que atinge a
Terra permaneça na atmosfera, mantendo a temperatura global apropriada para a vida no
planeta.
O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre na atmosfera devido à concentração de
gases do efeito estufa. Esses gases permitem que a energia solar entre na atmosfera da
Terra e seja absorvida pela superfície e pelos oceanos. Porém, nem toda energia é
absorvida, pois parte dela é refletida novamente para o espaço.
Se toda a energia do planeta fosse refletida de volta para o espaço, a atmosfera terrestre
seria muito fria, sua temperatura seria, em média, -18 ºC. Nesse caso, a vida como
conhecemos seria impossibilitada e a superfície estaria coberta por espessas camadas de
gelo. Por outro lado, se toda a energia solar que entrasse na Terra fosse absorvida, o planeta
tornar-se-ia cada vez mais quente, o que igualmente tornaria impossível a existência de
vida.
Quando há equilíbrio entre a energia solar absorvida e refletida, a temperatura na Terra se mantém constante. Porém, se ocorre algum desequilíbrio nessa relação, a temperatura
média global pode ser alterada, causando desequilíbrios ambientais.
O aquecimento global é o aumento da temperatura média do planeta devido à elevada
acumulação de gases do efeito estufa. Esses gases bloqueiam a passagem de parte da energia solar refletida pela Terra, que volta para o interior da atmosfera. O aquecimento global é uma consequência desses desequilíbrios, causado pelo acúmulo de gases de efeito estufa emitidos pelo homem. Lembrando que os gases do efeito estufa são produzidos naturalmente, porém se tornam excessivos pela ação humana.
O excesso de gases do efeito estufa é consequência, principalmente, da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento.
Diferenças entre Efeito Estufa e Aquecimento Global
É muito comum a confusão entre os termos efeito estufa e aquecimento global. Eles não são processos iguais. Porém, estão relacionados.
O efeito estufa é um fenômeno natural que garante a temperatura adequada para a vida na Terra. Ele consiste em uma camada de gases que envolve o planeta. Podemos comparar o efeito estufa como um "cobertor" que envolve a Terra e a mantém em temperatura adequada para a vida. Porém, nas últimas décadas, a emissão de gases poluentes, decorrentes de atividades humanas, aumentaram a concentração desses gases na atmosfera. Com isso, a camada de gases ficou mais espessa, dificultando a dispersão da radiação solar e provocando maior retenção de calor. É justamente essa retenção de calor que provocou o aumento de temperatura na Terra, o chamado aquecimento global.




Gases de efeito estufa

Há quatro principais gases de efeito estufa (GEE), além de duas famílias de gases,
regulados pelo Protocolo de Quioto:

- O dióxido de carbono (CO2) é o mais abundante dos GEE, sendo emitido como resultado
de inúmeras atividades humanas como, por exemplo, por meio do uso de combustíveis
fósseis (petróleo, carvão e gás natural) e também com a mudança no uso da terra. A
quantidade de dióxido de carbono na atmosfera aumentou 35% desde a era industrial, e
este aumento deve-se a atividades humanas, principalmente pela queima de combustíveis
fósseis e remoção de florestas. O CO2 é utilizado como referência para classificar o poder
de aquecimento global dos demais gases de efeito estufa;

- O gás metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica, sendo
encontrado geralmente em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas (em
maior ou menor grau, dependendo do uso da terra anterior à construção do reservatório) e
também pela criação de gado e cultivo de arroz. Com poder de aquecimento global 21 vezes
maior que o dióxido de carbono;

- O óxido nitroso (N2O) cujas emissões resultam, entre outros, do tratamento de dejetos
animais, do uso de fertilizantes, da queima de combustíveis fósseis e de alguns processos
industriais, possui um poder de aquecimento global 310 vezes maior que o CO2;

- O hexafluoreto de enxofre (SF6) é utilizado principalmente como isolante térmico e
condutor de calor; gás com o maior poder de aquecimento, é 23.900 vezes mais ativo no
efeito estufa do que o CO2;

- O hidrofluorcarbonos (HFCs), utilizados como substitutos dos clorofluorcarbonos (CFCs)
em aerossóis e refrigeradores; não agridem a camada de ozônio, mas têm, em geral, alto
potencial de aquecimento global (variando entre 140 e 11.700 vezes mais forte que o CO2);

- Os perfluorcarbonos (PFCs) são utilizados como gases refrigerantes, solventes,
propulsores, espuma e aerossóis e têm potencial de aquecimento global variando de 6.500
a 9.200 vezes mais forte que o do CO2.

Os hidrofluorcarbonos e os perfluorcarbonos pertencem à família dos halocarbonos, todos
eles produzidos, principalmente, por atividades antrópicas.

ATIVIDADE PRÁTICA

Dois copos plásticos;
Uma garrafa pet transparente e vazia;
Tesoura;
Água.
Com a tesoura, corte a garrafa pet ao meio;
Encha os dois copos com água;
Coloque os dois copos cheios de água em um local onde recebam a luz direta do Sol;
Coloque a metade inferior da garrafa com a boca voltada para baixo sobre um dos
copos;
Depois de mais ou menos uma hora, retire a metade da garrafa de cima do copo e peça
que os alunos coloquem o dedo dentro dos dois copos.

Trabalhando Ciência por investigação
Várias são as consequências do efeito estufa. É necessário nos conscientizarmos sobre isso. Por que a ação humana tem agravado tanto esse fenômeno natural?
Para isso, propomos uma atividade prática bem simples, visando o entendimento sobre o efeito estufa.

Objetivo: Compreender o efeito estufa natural e o aquecimento global.
Material necessário:
Desenvolvendo a atividade prática:
É interessante que essa atividade seja feita em um dia ensolarado.

O que você observou ao fazer o experimento?
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Você conseguiu relacionar o resultado do experimento com o aquecimento global do
planeta?
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Qual copo estava com a água mais quente? Explique por quê.
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O aumento na quantidade de gases na atmosfera provoca um efeito igual ao que
fizemos na atividade. Qual é o nome desse efeito? Escreva algumas consequências
dele.
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O que você pode fazer para diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera?
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Se eu seguir a regra dos três Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), estarei ajudando a
diminuir as consequências do efeito estufa?
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Relate as etapas do experimento e sua conclusão.
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Conversando sobre o experimento :
Ao iluminar o copo com água, a luz passa pelo plástico e, ao encontrar a superfície, é
absorvida e se transforma em calor. O ar dentro da garrafa se aquece e não consegue sair
do frasco por causa do plástico, aumentando, assim, a temperatura interna do copo e da
garrafa. Por esse motivo, a água do copo fica mais quente do que a do copo que está
descoberto.
SAIBA MAIS...
Você poderá aprofundar seus conhecimentos buscando outras fontes de informações:

http://www.tiberiogeo.com.br/texto/ExperimentosGeografia7.pd





SEMANA 4

DESENVOLVENDO O TEMA:

Veja a seguir as dicas de atitudes que ajudam a combater o aquecimento global





FENÔMENOS ATMOSFÉRICO                                             EFEITO ESTUFA




Principais características
Principais características: O fenômeno natural é responsável por manter a temperaturas médias globais, possibilitando a existência de vida na Terra. É agravado pela ação humana através da emissão de gases de efeito estufa à atmosfera, que impedem a dispersão da irradiação solar pela superfície terrestre, aumentando a temperatura do planeta.

Gases de efeito estufa
Dióxido de carbono
Gás metano
Gases fluoretados
Óxido nitroso


Causas
È um fenômeno natural que tem se intensificado em decorrência de atividades humanas ligadas à industria, atividades agropecuárias, uso de transporte e desmatamento.


Consequencias
Derretimento das calotas polares
Aumento do nível dos oceanos
Agravamento de a segurança alimentar
Aumento dos períodos de seca
Escassez de água
Aumento da temperatura




Economizar energia elétrica. Não deixe luzes acesas sem necessidade; troque as
lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas fluorescentes que poupam 68 Kg de CO2 por
ano. É importante lembrar aos alunos que um quilowatt de energia produzida no Brasil
gera 36 Kg de CO2.
Evite utilizar carros como meios de transporte, dando preferência ao transporte
coletivo e bicicletas, pois um dos principais agentes poluidores da atmosfera é o
automóvel.
Dê preferência a carros a álcool. Um litro de gasolina lança 2,74 kg de CO2 na atmosfera.
Agora faça os cálculos: se alguém que dirige 20 mil quilômetros em um ano reduzir 10%
desse valor, seja utilizando transporte coletivo, bicicleta ou fazendo pequenos trajetos a
pé, contribuirá com a redução de pelo menos 500 kg de CO2 por ano.
Coma menos carne suína e bovina, pois esses animais emitem grande quantidade de
metano em seus dejetos e ruminação.
Recicle o lixo e tenha mais cuidado ao consumir embalagens. Reutilizando ou
reciclando o lixo evita-se a utilização de novos recursos naturais não renováveis, além
de diminuir a quantidade de lixo jogado nos aterros sanitários e reduzir a quantidade de
metano.
Se você tiver um quintal em sua casa, plante árvores, de preferência nativas de sua
região, pois dessa forma você estará contribuindo para a manutenção da fauna e
também para a redução do aquecimento global.

ATIVIDADES

1- Uma das medidas internacionais de combate ao aquecimento global mais divulgadas
pela imprensa em todo o mundo foi o Protocolo de Quioto, que teve como objetivo
principal:
a) (      ) Proliferar ações de aumento da vegetação existente no planeta.
b) (      ) Diminuir as emissões de gases poluentes na atmosfera.
c) (      ) Pressionar os países desenvolvidos a contribuir menos com a elevação das
              temperaturas.
d) (      ) Conservar as algas marinhas, responsáveis pela disponibilidade do oxigênio na
              atmosfera.
2- Entre outros processos, o reflorestamento contribui para a diminuição do efeito estufa,
     ao promover o(a):
a) (      ) aumento da fixação do carbono durante a fotossíntese.
b) (      ) aumento da respiração durante o crescimento das plantas.
c) (      ) aumento da liberação de gás carbônico para a atmosfera.
d) (      ) utilização do metano atmosférico durante a fotossíntese.
e) (      ) fixação de nitrogênio atmosférico por bactérias simbiontes nas raízes.

Sabe-se que o aumento da concentração de gases como CO2, CH4 e N2O na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o seqüestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica do solo.
ROSA, A. H.; COELHO, J. C. R. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo, n.
5, nov. 2003 (adaptado).
3- De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito
     estufa?
a) (     ) Evitando a rotação de culturas.
b) (     ) Liberando o CO2 presente no solo.
c) (     ) Aumentando a quantidade de matéria orgânica do solo.
d) (     ) Queimando a matéria orgânica que se deposita no solo.
e) ( ) Atenuando a concentração de resíduos vegetais do solo.


4- A poluição é um grave e preocupante problema urbano da atualidade. Estudiosos do
assunto têm demonstrado grande preocupação a respeito das possíveis consequências do
“efeito estufa”, que é:
a) ( ) o excessivo aquecimento da atmosfera pelo calor irradiado pelas edificações
urbanas.
b) ( ) o excessivo aquecimento da atmosfera junto à superfície devido à inversão térmica.
c) ( ) o grande aquecimento da atmosfera provocado pelo excesso de nuvens.
d) ( )a elevação da temperatura atmosférica devido ao aumento de gás carbônico
proveniente da queima de combustíveis.
5- Cite abaixo 3 (três) consequências do efeito estufa para a população humana.
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SAIBA MAIS…
Vídeo: “Efeito estufa: aquecendo a Terra de forma natural”. Disponível em:

Uma sugestão é a leitura da primeira parte do texto “Efeito Estufa e Aquecimento Global”.
Disponível em:





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