PLANO DE ESTUDO
TUTORADO
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COMPONENTE CURRICULAR:
Ciências
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COMPONENTE CURRICULAR:
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NOME DA ESCOLA:
Estadual Professor Franco
da Rosa
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ALUNO: SÉRIE:
7o ano
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TURMA:
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TURNO: Vespertino
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MÊS: Maio
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TOTAL DE SEMANAS: 04
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NÚMERO DE AULAS POR
SEMANA: 03
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NÚMERO DE AULAS POR
MÊS: 12
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PROFESSORA: Maria de Fátima Assis Lepesqueur
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ORIENTAÇÕES AOS
PAIS E RESPONSÁVEIS
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DICA PARA O ALUNO
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QUER SABER MAIS?
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Prezado responsável,
estamos vivenciando um momento de propagação
em escala planetária do COVID-19, e como precaução e seguindo orientações
nacionais e do governo estadual, nossas unidades escolares foram fechadas.
Para não interrompermos o aprendizado sistematizado de nossos estudantes, preparamos
um
plano de estudo dividido em
semanas e aulas que deverá ser realizado
pelos alunos em seu espaço de vivência.
Os conceitos
principais de cada aula serão apresentados e em seguida o aluno será
desafiado a resolver algumas atividades.
Para respondê-las, ele poderá
fazer pesquisas em fontes
variadas disponíveis em sua
residência.
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Caro(a)
estudante,
A
suspensão das aulas em virtude da propagação do COVID-19 foi uma medida de
segurança para sua saúde e da sua família. Mas, não é motivo para que você
deixe de estudar e aprender sempre, lembrando que você inicia uma nova etapa
da Educação Básica, que é a Educação Profissional. Dessa forma, você:
1-
receberá Plano de Estudos Tutorado de cada um dos componentes curriculares.
2-
terá acesso aos conceitos básicos da aula.
3-
realizará algumas atividades.
4-
precisará buscar informações em diferentes fontes.
5- deverá organizar o seu tempo e local para
estudar
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Anotar é um exercício de
seleção das ideias e de maior
aprendizado, por isso...
1) Ao anotar, fazemos um
esforço de síntese. Como
resultado, duas coisas
acontecem. Em primeiro lugar,
quem anota entende mais, pois
está sempre fazendo um
esforço de captar o âmago da
questão. Repetindo, as notas
são nossa tradução do que
entendemos do conteúdo.
2) Em segundo lugar, ao anotar,
nossa cabeça vaga menos. A
disciplina de selecionar o que
será escrito ajuda a manter a
atenção no que está sendo dito
ou lido, com menos divagações
ou preocupações com outros
problemas.
Quando bate o sono ou o tédio, é a melhor maneira
de retomar a atenção.
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Queridos alunos do SÉTIMO
ANO, da ESCOLA ESTADUAL
FRANCO DA ROSA aqui se inicia o trabalho online que
faremos nos próximos dias . Leia com atenção e carinho, assista aos vídeos
exigidos e resolva as atividades com responsabilidade e boa vontade para que
possa aprender bem os conteúdos. Logo
estaremos juntos novamente. Um abraço
e sucesso.
ESTAMOS FAZENDO UM TRABALHO DE REVISÃO E FIXAÇÃO DOS
CONTEÚDOS JÁ QUE FICAMOS MUITO TEMPO PARADOS.
Logo estaremos juntos
novamente. Um abraço e sucesso.
As aulas na Rede Minas serão 9:20h as
9:40, da quinta-feira.
Semana 01
DESENVOLVENDO O TEMA
Efeito Estufa é um fenômeno natural que ajuda
a manter a Terra aquecida. Entretanto, com a intervenção do homem sobre a
natureza, esse fenômeno está aumentando e deixando o nosso planeta cada vez
mais quente.
Imagine um carro que esteja com as
janelas fechadas e debaixo do sol. Depois de certo tempo, o interior desse
carro vai ficar muito quente, não é mesmo? Isso acontece porque os vidros do
carro deixam o calor do sol entrar, mas não deixa este sair. No efeito estufa
acontece a mesma coisa.
Esse nome – “efeito estufa” –
originou-se da ideia de uma estufa usada para cultivar plantas. Nessas estufas,
compostas por paredes e tetos de vidro, o calor entra e não sai, ajudando o
aproveitamento desse calor pelas plantas, que passam a se desenvolver melhor.
Como funciona o efeito estufa?
Observe a figura abaixo:
Quando os raios solares atingem a
Terra, parte deles é “rebatida”, já a outra parte penetra, encontra a
superfície terrestre e volta para a atmosfera. Dentre esses raios solares que
voltam, parte deles é novamente refletida para dentro da Terra e parte vai
embora para o espaço.
Naturalmente, esse processo é
importante para a manutenção do calor na Terra. Sem o efeito estufa, o nosso
planeta seria muito frio e a vida humana provavelmente não existiria.
Mas por que o efeito estufa é
considerado um problema ambiental?
Esse fenômeno é considerado um
problema ambiental porque o efeito estufa está ficando muito mais forte e
aumentando cada vez mais as temperaturas na Terra. Se a camada de ozônio
continuar diminuindo e o efeito estufa continuar aumentando, no futuro a Terra
ficará muito quente.
O
principal poluente que causa o efeito estufa é o gás carbônico ou dióxido de
carbono (CO2). Porém, existem outros gases que também possuem uma
grande influência, como o óxido nitroso (N2O), o metano (CH4),
o clorofluorcarboneto (CFC), os Hidrofluorcarbonetos (HFCs) e o Hexafluoreto de
enxofre (SF6).
Os gases do efeito estufa surgem,
principalmente, das atividades humanas, como a produção industrial, a queima de
árvores, fumaças de automóveis e outros equipamentos que utilizam a queima de
combustíveis fósseis.
Segundo o IBGE, além de contribuir para
o aquecimento da Terra, o efeito estufa pode contribuir para a ocorrência de
outros problemas:
a) alterações dos ecossistemas e
extinções de espécies;
b) aumento da escassez de água, graças
à diminuição das chuvas;
c) aumento da fome, porque a
agricultura seria prejudicada pelo clima e pela falta d’água;
d) elevação do nível do mar e
inundações de cidades litorâneas por causa do derretimento das geleiras;
e) proliferação de doenças, graças ao
aumento do calor;
f) desequilíbrios climáticos.
Para combater o efeito estufa, nossas
indústrias precisam se modernizar e implantar técnicas de redução da emissão
dos gases do efeito estufa. Além disso, precisamos adotar medidas mais
conscientes, diminuindo a poluição das cidades, reduzir a produção de lixo,
conter o desmatamento e aumentar o número de árvores e, sempre que possível,
economizar energia.
Por Rodolfo Alves Pena
https://escolakids.uol.com.br/geografia/efeito-estufa.htm
Caro aluno, cara aluna, assista ao vídeo “Efeito
Estufa – Aquecendo a Terra de forma natural”
- Comentário do vídeo: O vídeo que você acabou de
assistir é uma animação que nos mostra sobre o Efeito Estufa e o Aquecimento
Global de forma bem lúdica, abordando a diferença entre eles e suas
consequências.
- Desenvolvendo o tema: Chamamos de Efeito Estufa o
aquecimento natural da Terra, responsável pela manutenção da temperatura média
do nosso planeta, permitindo, que a Terra seja um local propício para a vida.
Os gases presentes na atmosfera impedem a dispersão total da radiação solar no
espaço, assim parte do calor fica retido na Terra, aquecendo o nosso planeta. O
Aquecimento Global pode ser considerado como um “Efeito Estufa agravado pelo
homem” devido à emissão, exagerada, de gases causadores do Efeito Estufa,
através da queima dos combustíveis fósseis. Esses gases, impedem que o calor
irradiado pela superfície terrestre seja devolvido ao espaço. Dessa forma há um
aumento anormal das temperaturas do planeta, causando o Aquecimento Global.
Vamos compreender melhor através do esquema abaixo:
Organizando
as ideias:
Atividade
1 - Cite o nome de três poluentes que podemos encontrar na atmosfera
e a fonte
emissora deles.
Atividade
2 - Em algumas regiões rurais do Brasil, animais que são usados pelo
ser humano
para transporte, como
jumentos, estão sendo substituídos por motocicletas. Sobre esse
tema responda:
a) Que impacto essa
prática pode apresentar ao ambiente?
b) Qual é a sua opinião
sobre o uso de animais como meio de transporte?
Atividade
3 -
Imagine que uma prefeitura pretenda elaborar uma campanha para incentivar
as pessoas a deixar seus
carros em casa e se deslocar a pé, de bicicleta e por meios de
transporte coletivos. Crie
uma frase que poderia ser utilizada como lema desta campanha.
Atividade
4 - Qual a importância do Efeito Estufa para a manutenção da vida na
Terra?
Atividade 5 - Leia a afirmação: “O maior problema
ambiental atualmente é o efeito estufa.”
a) Explique qual é o erro
na afirmação acima.
b) Qual a diferença entre
efeito estufa e aquecimento global?
Saiba
mais …
Você poderá aprofundar
seus conhecimentos buscando outras fontes de informações:
https://www.youtube.com/watch?v=e054mplj5nw
Filme: “O dia depois de
amanhã”
https://www.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global
SEMANA 2
DESENVOLVENDO
O TEMA:
Aquecimento
Global e Efeito Estufa
O
aquecimento global refere-se ao aumento elevado da temperatura média da Terra. Apesar
de ser um assunto que não é um consenso na comunidade científica, muitos estudiosos
acreditam que esse fenômeno agravou-se em razão das atividades humanas.
A poluição do ar por meio de queimadas, do
intenso uso de transportes e do aumento da produção no setor industrial também
é associado ao aquecimento global. As principais consequências desse fenômeno
são o derretimento das calotas polares, o aumento do nível dos oceanos, a
diminuição dos recursos hídricos e diversas anomalias climáticas,como El Niño e
furacões.
Principais características do Efeito Estufa
Fenômeno
de ordem natural responsável por manter as temperaturas médias globais, possibilitando
a existência de vida na Terra. É agravado pela ação humana por meio da emissão
de gases de efeito estufa à atmosfera, que impedem a dispersão da radiação
solar irradiada pela superfície terrestre, aumentando a temperatura do planeta.
Gases de efeito estufa
Dióxido de carbono
Gás metano
Óxido nitroso
Gases fluoretados
Causas e consequência:
Causas
É um fenômeno natural que
tem-se intensificado em decorrência de atividades humana ligadas à indústria,
atividades agropecuárias, uso de transportes e desmatamento.
As consequências são:
- Derretimento
das calotas polares.
- Aumento
do nível do mar.
- Agravamento
da segurança alimentar.
- Aumento
dos períodos de seca.
- Escassez
de água.
- Aumento
da temperatura
ATIVIDADES
1) Vocês conhecem quais
são os gases que causam o efeito estufa?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
2)A concentração destes
gases pode ser alterada? De que forma?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
3)Eles são de origem
natural? As ações humanas contribuem para a emissão destes gases?
De que maneira?
_________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
4)De que forma o homem
interfere nas mudanças climáticas?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
5) O efeito estufa,
segundo as teorias mais aceitas pela comunidade científica, vem
contribuindo para a elevação
média das temperaturas no planeta. Esse fenômeno é um
processo:
a) ( ) natural, porém
intensificado pela ação humana.
b) ( ) artificial, ou
seja, resultado direto da interferência antrópica sobre o meio.
c) ( ) recente, não
havendo registros de sua existência em épocas geológicas antigas.
d) ( ) natural, sem
relação com as práticas sociais.
Saiba
mais
https://www.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global
https://www.youtube.com/watch?v=EZgSUdfMJ6c&feature=emb_logo
SEMANA 3
DESENVOLVENDO
O TEMA:
Aquecimento
Global e Efeito Estufa
O efeito
estufa é um fenômeno natural que permite que parte da energia solar
que atinge a
Terra
permaneça na atmosfera, mantendo a temperatura global apropriada para a vida no
planeta.
O efeito
estufa é um fenômeno natural que ocorre na atmosfera devido à concentração de
gases do
efeito estufa. Esses gases permitem que a energia solar entre na atmosfera da
Terra e
seja absorvida pela superfície e pelos oceanos. Porém, nem toda energia é
absorvida,
pois parte dela é refletida novamente para o espaço.
Se toda a
energia do planeta fosse refletida de volta para o espaço, a atmosfera
terrestre
seria
muito fria, sua temperatura seria, em média, -18 ºC. Nesse caso, a vida como
conhecemos
seria impossibilitada e a superfície estaria coberta por espessas camadas de
gelo. Por
outro lado, se toda a energia solar que entrasse na Terra fosse absorvida, o
planeta
tornar-se-ia
cada vez mais quente, o que igualmente tornaria impossível a existência de
vida.
Quando há
equilíbrio entre a energia solar absorvida e refletida, a temperatura na Terra
se mantém constante. Porém, se ocorre algum desequilíbrio nessa relação, a temperatura
média global pode ser
alterada, causando desequilíbrios ambientais.
O aquecimento global é
o aumento da temperatura média do planeta devido à elevada
acumulação de gases do
efeito estufa. Esses gases bloqueiam a passagem de parte da energia solar
refletida pela Terra, que volta para o interior da atmosfera. O aquecimento
global é uma consequência desses desequilíbrios, causado pelo acúmulo de gases
de efeito estufa emitidos pelo homem. Lembrando que os gases do efeito estufa
são produzidos naturalmente, porém se tornam excessivos pela ação humana.
O excesso
de gases do efeito estufa é consequência, principalmente, da queima de combustíveis
fósseis e do desmatamento.
Diferenças
entre Efeito Estufa e Aquecimento Global
É muito
comum a confusão entre os termos efeito estufa e aquecimento global. Eles não são
processos iguais. Porém, estão relacionados.
O efeito
estufa é um fenômeno natural que garante a temperatura adequada para a vida na Terra.
Ele consiste em uma camada de gases que envolve o planeta. Podemos comparar o efeito
estufa como um "cobertor" que envolve a Terra e a mantém em
temperatura adequada para a vida. Porém, nas últimas décadas, a emissão de
gases poluentes, decorrentes de atividades humanas, aumentaram a concentração
desses gases na atmosfera. Com isso, a camada de gases ficou mais espessa,
dificultando a dispersão da radiação solar e provocando maior retenção de
calor. É justamente essa retenção de calor que provocou o aumento de
temperatura na Terra, o chamado aquecimento global.
Gases de efeito estufa
Há quatro
principais gases de efeito estufa (GEE), além de duas famílias de gases,
regulados
pelo Protocolo de Quioto:
- O
dióxido de carbono (CO2) é o mais abundante dos GEE, sendo emitido como
resultado
de
inúmeras atividades humanas como, por exemplo, por meio do uso de combustíveis
fósseis
(petróleo, carvão e gás natural) e também com a mudança no uso da terra. A
quantidade
de dióxido de carbono na atmosfera aumentou 35% desde a era industrial, e
este
aumento deve-se a atividades humanas, principalmente pela queima de
combustíveis
fósseis e
remoção de florestas. O CO2 é utilizado como referência para classificar o
poder
de
aquecimento global dos demais gases de efeito estufa;
- O gás
metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica, sendo
encontrado
geralmente em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas (em
maior ou
menor grau, dependendo do uso da terra anterior à construção do reservatório) e
também
pela criação de gado e cultivo de arroz. Com poder de aquecimento global 21
vezes
maior que
o dióxido de carbono;
- O óxido
nitroso (N2O) cujas emissões resultam, entre outros, do tratamento de dejetos
animais,
do uso de fertilizantes, da queima de combustíveis fósseis e de alguns
processos
industriais,
possui um poder de aquecimento global 310 vezes maior que o CO2;
- O
hexafluoreto de enxofre (SF6) é utilizado principalmente como isolante térmico
e
condutor
de calor; gás com o maior poder de aquecimento, é 23.900 vezes mais ativo no
efeito
estufa do que o CO2;
- O
hidrofluorcarbonos (HFCs), utilizados como substitutos dos clorofluorcarbonos
(CFCs)
em
aerossóis e refrigeradores; não agridem a camada de ozônio, mas têm, em geral,
alto
potencial
de aquecimento global (variando entre 140 e 11.700 vezes mais forte que o CO2);
- Os
perfluorcarbonos (PFCs) são utilizados como gases refrigerantes, solventes,
propulsores,
espuma e aerossóis e têm potencial de aquecimento global variando de 6.500
a 9.200
vezes mais forte que o do CO2.
Os
hidrofluorcarbonos e os perfluorcarbonos pertencem à família dos halocarbonos,
todos
eles
produzidos, principalmente, por atividades antrópicas.
ATIVIDADE
PRÁTICA
Dois
copos plásticos;
Uma
garrafa pet transparente e vazia;
Tesoura;
Água.
Com a
tesoura, corte a garrafa pet ao meio;
Encha os
dois copos com água;
Coloque
os dois copos cheios de água em um local onde recebam a luz direta do Sol;
Coloque a
metade inferior da garrafa com a boca voltada para baixo sobre um dos
copos;
Depois de
mais ou menos uma hora, retire a metade da garrafa de cima do copo e peça
que os
alunos coloquem o dedo dentro dos dois copos.
Trabalhando
Ciência por investigação
Várias
são as consequências do efeito estufa. É necessário nos conscientizarmos sobre isso.
Por que a ação humana tem agravado tanto esse fenômeno natural?
Para
isso, propomos uma atividade prática bem simples, visando o entendimento sobre
o efeito estufa.
Objetivo:
Compreender o efeito estufa natural e o aquecimento global.
Material
necessário:
Desenvolvendo
a atividade prática:
É
interessante que essa atividade seja feita em um dia ensolarado.
O
que você observou ao fazer o experimento?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Você
conseguiu relacionar o resultado do experimento com o aquecimento global do
planeta?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Qual
copo estava com a água mais quente? Explique por quê.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O
aumento na quantidade de gases na atmosfera provoca um efeito igual ao que
fizemos
na atividade. Qual é o nome desse efeito? Escreva algumas consequências
dele.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O
que você pode fazer para diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Se
eu seguir a regra dos três Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), estarei
ajudando a
diminuir
as consequências do efeito estufa?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Relate
as etapas do experimento e sua conclusão.
_________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________
___________________________________________________________________________
Conversando
sobre o experimento :
Ao iluminar o copo com
água, a luz passa pelo plástico e, ao encontrar a superfície, é
absorvida e se transforma
em calor. O ar dentro da garrafa se aquece e não consegue sair
do frasco por causa do
plástico, aumentando, assim, a temperatura interna do copo e da
garrafa. Por esse motivo,
a água do copo fica mais quente do que a do copo que está
descoberto.
SAIBA MAIS...
Você poderá aprofundar
seus conhecimentos buscando outras fontes de informações:
http://www.tiberiogeo.com.br/texto/ExperimentosGeografia7.pd
SEMANA 4
DESENVOLVENDO
O TEMA:
Veja a
seguir as dicas de atitudes que ajudam a combater o aquecimento global
FENÔMENOS ATMOSFÉRICO
EFEITO ESTUFA
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Principais características
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Principais
características: O fenômeno natural é responsável por manter a temperaturas
médias globais, possibilitando a existência de vida na Terra. É agravado pela
ação humana através da emissão de gases de efeito estufa à atmosfera, que
impedem a dispersão da irradiação solar pela superfície terrestre, aumentando
a temperatura do planeta.
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Gases de efeito estufa
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Dióxido de carbono
Gás metano
Gases fluoretados
Óxido nitroso
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Causas
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È um fenômeno natural
que tem se intensificado em decorrência de atividades humanas ligadas à
industria, atividades agropecuárias, uso de transporte e desmatamento.
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Consequencias
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Derretimento das
calotas polares
Aumento do nível dos
oceanos
Agravamento de a
segurança alimentar
Aumento dos períodos de
seca
Escassez de água
Aumento da temperatura
|
Economizar
energia elétrica. Não deixe luzes acesas sem necessidade; troque as
lâmpadas incandescentes
pelas lâmpadas fluorescentes que poupam 68 Kg de CO2 por
ano. É importante lembrar
aos alunos que um quilowatt de energia produzida no Brasil
gera 36 Kg de CO2.
Evite
utilizar carros como meios de transporte, dando preferência ao transporte
coletivo e bicicletas,
pois um dos principais agentes poluidores da atmosfera é o
automóvel.
Dê
preferência a carros a álcool. Um litro de gasolina lança 2,74
kg de CO2 na atmosfera.
Agora faça os cálculos: se
alguém que dirige 20 mil quilômetros em um ano reduzir 10%
desse valor, seja
utilizando transporte coletivo, bicicleta ou fazendo pequenos trajetos a
pé, contribuirá com a
redução de pelo menos 500 kg de CO2 por ano.
Coma
menos carne suína e bovina, pois esses animais emitem grande
quantidade de
metano em seus dejetos e
ruminação.
Recicle o
lixo e tenha mais cuidado ao consumir embalagens. Reutilizando
ou
reciclando o lixo evita-se
a utilização de novos recursos naturais não renováveis, além
de diminuir a quantidade
de lixo jogado nos aterros sanitários e reduzir a quantidade de
metano.
Se você
tiver um quintal em sua casa, plante árvores, de
preferência nativas de sua
região, pois dessa forma
você estará contribuindo para a manutenção da fauna e
também para a redução do
aquecimento global.
ATIVIDADES
1- Uma das medidas
internacionais de combate ao aquecimento global mais divulgadas
pela imprensa em todo o
mundo foi o Protocolo de Quioto, que teve como objetivo
principal:
a) ( )
Proliferar ações de aumento da vegetação existente no planeta.
b) ( ) Diminuir as emissões de gases poluentes
na atmosfera.
c) ( ) Pressionar os países desenvolvidos a
contribuir menos com a elevação das
temperaturas.
d) ( ) Conservar as algas marinhas, responsáveis
pela disponibilidade do oxigênio na
atmosfera.
2- Entre outros processos,
o reflorestamento contribui para a diminuição do efeito estufa,
ao promover o(a):
a) ( )
aumento da fixação do carbono durante a fotossíntese.
b) ( )
aumento da respiração durante o crescimento das plantas.
c) ( ) aumento da liberação de gás carbônico
para a atmosfera.
d) ( ) utilização do metano atmosférico durante
a fotossíntese.
e) ( ) fixação de nitrogênio atmosférico por
bactérias simbiontes nas raízes.
Sabe-se
que o aumento da concentração de gases como CO2, CH4 e N2O na atmosfera é um
dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma
das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o seqüestro
desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica do solo.
ROSA, A. H.; COELHO, J. C. R. Cadernos Temáticos de Química Nova
na Escola, São Paulo, n.
5, nov. 2003 (adaptado).
3- De que maneira as
práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito
estufa?
a) ( ) Evitando a rotação de culturas.
b) ( )
Liberando o CO2 presente no solo.
c) ( ) Aumentando a quantidade de matéria
orgânica do solo.
d) ( )
Queimando a matéria orgânica que se deposita no solo.
e) ( ) Atenuando a
concentração de resíduos vegetais do solo.
4- A poluição é um grave e
preocupante problema urbano da atualidade. Estudiosos do
assunto têm demonstrado
grande preocupação a respeito das possíveis consequências do
“efeito estufa”, que é:
a) ( ) o excessivo
aquecimento da atmosfera pelo calor irradiado pelas edificações
urbanas.
b) ( ) o excessivo
aquecimento da atmosfera junto à superfície devido à inversão térmica.
c) ( ) o grande
aquecimento da atmosfera provocado pelo excesso de nuvens.
d) ( )a elevação da
temperatura atmosférica devido ao aumento de gás carbônico
proveniente da queima de
combustíveis.
5- Cite abaixo 3 (três)
consequências do efeito estufa para a população humana.
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SAIBA MAIS…
Vídeo: “Efeito estufa:
aquecendo a Terra de forma natural”. Disponível em:
Uma sugestão é a leitura
da primeira parte do texto “Efeito Estufa e Aquecimento Global”.
Disponível em:
E aí turma, está claro para vocês? Entenderam direitinho?
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