PLANEJANDO A SEMANA 7o ANO
7o Ano
Planejando a semana
1a Aula
CORREÇÃO DE ATIVIDADES SEMANA 3.
OBS: Atividade já postada na página
2a Aula
PARA QUEM NÃO FEZ OU NÃO ACESSOU O BLOG ATIVIDADE SEMANA 4.
1- Uma das medidas internacionais de combate ao aquecimento global mais divulgadas
pela imprensa em todo o mundo foi o Protocolo de Quioto, que teve como objetivo
principal:
a) ( ) Proliferar ações de aumento da vegetação existente no planeta.
b) ( ) Diminuir as emissões de gases poluentes na atmosfera.
c) ( ) Pressionar os países desenvolvidos a contribuir menos com a elevação das
temperatura s.
d) ( ) Conservar as algas marinhas, responsáveis pela disponibilidade do oxigênio na
atmosfera.
2- Entre outros processos, o reflorestamento contribui para a diminuição do efeito estufa,
ao promover o(a):
a) ( ) aumento da fixação do carbono durante a fotossíntese.
b) ( ) aumento da respiração durante o crescimento das plantas.
c) ( ) aumento da liberação de gás carbônico para a atmosfera.
d) ( ) utilização do metano atmosférico durante a fotossíntese.
e) ( ) fixação de nitrogênio atmosférico por bactérias simbiontes nas raízes.
Sabe-se que o aumento da concentração de gases como CO2, CH4 e N2O na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o seqüestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica do solo.
ROSA, A. H.; COELHO, J. C. R. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo, n.5, nov. 2003 (adaptado).
3- De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito
estufa?
a) ( ) Evitando a rotação de culturas.
b) ( ) Liberando o CO2 presente no solo.
c) ( ) Aumentando a quantidade de matéria orgânica do solo.
d) ( ) Queimando a matéria orgânica que se deposita no solo.
e) ( ) Atenuando a concentração de resíduos vegetais do solo.
4- A poluição é um grave e preocupante problema urbano da atualidade. Estudiosos do
assunto têm demonstrado grande preocupação a respeito das possíveis consequências do
“efeito estufa”, que é:
a) ( ) o excessivo aquecimento da atmosfera pelo calor irradiado pelas edificações
urbanas.
b) ( ) o excessivo aquecimento da atmosfera junto à superfície devido à inversão térmica.
c) ( ) o grande aquecimento da atmosfera provocado pelo excesso de nuvens.
d) ( ) a elevação da temperatura atmosférica devido ao aumento de gás carbônico
proveniente da queima de combustíveis.
5- Cite abaixo 3 (três) consequências do efeito estufa para a população humana.
ATIVIDADES ( Copie no caderno e resolva)
1) Em uma área de transição entre Mata Atlântica e Cerrado, são encontrados os pau d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides) e alguns ipês ( Tabebuia áurea, Tabebuia alba e Cybistax antisyphilitica ). O cipó - de - são - João (Pyrostegia venusta) é também freqüente naquela região.
Considerando os critérios da classificação biológica, nos textos citados existem
A) 3 gêneros e 3 espécies B) 3 gêneros e 6 espécies
C) 4 gêneros e 4 espécies D) 4 gêneros e 6 espécies
2) Dois seres vivos que pertencem à mesma ordem são necessariamente:
A) da mesma raça B) da mesma espécie
C) do mesmo gênero D) da mesma classe
3) Se unirmos as famílias Canidae (cães), Ursidae ( ursos), Hienidae ( hienas) e Felidae
(leões), veremos que todos são carnívoros, portanto, pertencem à (ao) mesma(o):
A) gênero B) reino
C) ordem D) espécies
4) Responda:
a) Escreva uma semelhança e uma diferença entre os reinos Animal e Vegetal.
b) Cite dois exemplos de representantes do Reino Fungi.
c) Os vírus são classificados como seres do Reino Monera. Você concorda? Justifique.
d) Cite três regras que Lineu estabeleceu para escrever um nome científico de um ser vivo.
e) Por que o trabalho dos taxonomistas é importante?
f) Qual o critério utilizado para classificar uma célula em procariótica e outra em
eucariótica?
5) Complete o texto, de acordo com seus conhecimentos.
A) reino das bactérias inclui seres com células _________________ou seja, que não possuem um __________________individualizado, por uma membrana. Esse reino inclui as __________________ e as _____________(anteriormente chamadas de algas azuis). Essas últimas são __________________, pois obtém seu próprio alimento realizando _________________________.
B) Todos os membros do sub reino Archeabactérias ou Archeas são ______________, ou seja, têm organismos formados por apenas uma _________________. Os membros desse reino, denominados arqueas,estão adaptados à vida em locais que são ___________________para a maioria dos outros seres vivos.
C) O reino protista é constituído por variadas formas de vida. Uma delas é _________________ e outras são ____________________ de organização bem simples. Entre os protistas estão as algas, que realizam _________________e fazem parte do ________________que é o primeiro nível das cadeias alimentares aquáticas. Também entre os protistas estão os ________________, que fazem parte do ______________ segundo nível das cadeias alimentares aquáticas.
D) O reino Plantae é constituído pelas plantas, ou vegetais, que são seres com células _______________ e que realizam ________________sendo, por isso, classificados como ________________.
E) O reino Fungi é aquele em que se encaixam os fungos, seres de células __________________que podem ser ________________como as leveduras usadas na fabricação de pães, ou _____________como os cogumelos, os bolores e as orelhas de pau. No que diz respeito à nutrição, os fungos são ______________________.
F) O reino Animalia é formado por todos os animais, que são seres _________________
(muitas células), cujas células são ___________ Quanto à nutrição, todos os animais são ________________.
6) O nome científico do limoeiro é Citrus limom e o da laranjeira é Citrus sinensis . Então é possível dizer que eles:
A) Pertencem a mesma espécie e mesmo gênero
B) Pertencem ao mesmo gênero, mas a espécies diferentes.
C) Não existe parentesco evolutivo entre elas.
D) Pertencem apenas a mesma classe.
3a Aula
Correção das duas atividades – serão postadas na quinta –feira a tarde
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