domingo, 20 de setembro de 2020

Plano Tutorado Ciências 7º Ano volume 04

PLANO DE ESTUDO TUTORADO VOLUME 04

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS  ANO DE ESCOLARIDADE: 7º ANO

NOME DA ESCOLA: ESCOLA ESTADUAL PROF. FRANCO DA ROSA

ESTUDANTE:_____________________________________TURMA:_____

NÚMERO DE AULAS POR SEMANA: 3    TURNO: VESPERTINO

TOTAL DE SEMANAS: 4         NÚMERO DE AULAS POR MÊS: 12

PROFESSORA: MARIA DE FÁTIMA ASSIS LEPESQUEUR 


UNIDADE(S) TEMÁTICA(S):
Terra e Universo.

OBJETO DE CONHECIMENTO: Impactos Ambientais.

HABILIDADE(S):

(EF07CI41MG) Relacionar as queimadas com a morte dos seres vivos, destruição e perda de fertilidade do solo, aceleração do processo de desertificação e erosão.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: Ecologia; sustentabilidade.

 

SEMANA 01 

AO FINAL DESTA AULA O ESTUDANTE SERÁ CAPAZ DE:

• Conhecer a prática da queimada como técnica primitiva da agricultura;

• Relacionar o uso do fogo aos impactos ambientais no solo, ar e na biodiversidade;

• Entender a necessidade do uso de tecnologias sustentáveis para o manejo adequado do solo na agricultura.

QUEIMADAS AGRÍCOLAS PROVOCAM PREJUÍZOS AO SOLO E À PRODUÇÃO

Usada ada para limpar e preparar o solo para o plantio, a queimada ainda é uma prática comum entre agricultores, principalmente com menos recursos financeiros. No entanto, usar o fogo com esses objetivos não traz nenhum benefício ao produtor.

Pelo contrário. Essa prática primitiva causa danos ao solo e aos demais recursos naturais. É o que explica o coordenador

substituto de Manejo Sustentável dos Sistemas Produtivos da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Luiz Novais de Almeida. Agosto tem o maior índice de registro de incidências de queimadas no país. “Sob o ponto de vista agronômico, o Ministério da Agricultura não recomenda.

A queimada elimina nutrientes essenciais às plantas, como nitrogênio, potássio e o fósforo. A flora e a fauna são prejudicadas. Além disso, a prática reduz a umidade do solo e acarreta a sua compactação, o que resulta no desencadeamento do processo erosivo e outras formas de degradação da área”, alerta Novais. O coordenador explica que, na medida em que provoca alterações nas características físicas, químicas e biológicas do solo, a queimada contribui, significativamente, para a degradação e redução da capacidade produtiva da terra. “E como o solo é a base de todo o sistema agrícola, gera prejuízos na produtividade das culturas e aumenta os custos de produção. Os impactos são sociais, econômicos e ambientais. Isso traduz a importância da conscientização dos produtores, no sentido de não utilizarem esta prática”, afirma.

Além de afetar os solos, o fogo deteriora a qualidade do ar, levando até ao fechamento de aeroportos por falta de visibilidade, reduz a biodiversidade e prejudica a saúde humana. Ao escapar do controle, atinge o patrimônio público e privado (florestas, cercas, linhas de transmissão e de telefonia, construções, etc.). As queimadas alteram a composição química da atmosfera e influem, negativamente, nas mudanças globais, tanto no efeito estufa quanto na redução da camada do ozônio. Do ponto de vista técnico, só seria admissível a utilização de queimada no campo em situação de emergência fitossanitária, como a ocorrência de pragas e doenças na lavoura. “Mas isso seria em casos muito pontuais e extremos, com a aprovação de um especialista”, ressalta.

A principal fonte de informações sobre queimadas no Brasil é Embrapa Monitoramento por Satélite, centro temático da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com foco em pesquisas e inovações geoespaciais para a agricultura. Usando suas informações, outras unidades da Empresa desenvolveram tecnologias que, se devidamente utilizadas, ajudam a evitar a prática das queimadas como instrumento de manejo, trazendo benefícios ao meio ambiente e à sociedade. Acesse o estudo publicado pela Embrapa que apresenta tecnologias alternativas para substituir, com vantagens, o uso do fogo na vegetação. (Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)

Disponível em: https://www2.cead.ufv.br/espacoProdutor/scripts/verNoticia.php?codigo=1306&acao=exibir. Acesso em: 30 jul. 2020.

Figura 1. Queimada. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Queimada_ABr_02.jpg>. Acesso em: 25 de jul de 2020.


ATIVIDADES SEMANA 01 

a)1 -  Com base no texto, responda:

 aa) Cite a finalidade da prática das queimadas pelos agricultores?

b) b) Enumere os danos que essa prática primitiva causa ao solo e aos demais recursos naturais.

c) As queimadas alteram a composição química da atmosfera. Quais conseqüências essas alterações podem trazer para o planeta?

d) A principal fonte de dados sobre queimadas no Brasil é a Embrapa Monitoramento por Satélites. Como as informações coletadas podem contribuir para a preservação ambiental?

Usando suas informações, outras unidades da Empresa desenvolveram tecnologias que, se devidamente utilizadas, ajudam a evitar a prática das queimadas como instrumento de manejo, trazendo benefícios ao meio ambiente e à sociedade.

2 — Leia o trecho da reportagem a seguir e responda as perguntas que se seguem:

 

Pantanal: queimadas colocam em risco animais ameaçados de extinção 

Atualizado: 13/11/2019

Por: ANDA — Agência de Notícias de Direitos Animais

 O número de queimadas no Pantanal cresceu 506% entre 1º de agosto a 31 de outubro, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o Inpe. Com o fogo, chegam as consequências: a vida de animais de diversas espécies, algumas ameaçadas de extinção, é colocada em risco. Entre agosto e outubro de 2018, foram 1.147 focos de incêndio. No mesmo período de 2019 foram 6.958. O pior cenário foi registrado em outubro, com 119 queimadas em 2018 e 2.430 em 2019. Em agosto, o número subiu de 243 para 1.641 e em setembro de 785 para 2.887.

O Refúgio Ecológico Caiman (REC), maior centro de reprodução da arara-azul no Pantanal, que é administrado pelo Instituto Arara Azul, teve 60% da área atingida pelo fogo. No local, há 98 ninhos, dos quais 52% são naturais e 48% são artificiais.

“O fogo atingiu nossa fazenda no dia 10 de setembro”, contou a bióloga Neiva Guedes, presidente do Instituto e professora do programa de pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), de Campo Grande.

Disponível em: https://catracalivre.com.br/cidadania/pantanal-queimadas-colocam-em-risco-animais-ameacados-deextincao/#:~:

text=O%20n%C3%BAmero%20de%20queimadas%20no,extin%C3%A7%C3%A3o%2C%20%C3%A9%20colocada%20em%20risco. Acesso em: 30 jul. 2020.

 

a) Compare os dados de queimada no Pantanal nos meses de agosto a outubro de 2018 e agosto a outubro de 2019. 

b) Como as queimadas colocam em risco a vida de animais silvestres podendo levá-los à extinção?

 

Referências :

Disponível em: https://www2.cead.ufv.br/espacoProdutor/scripts/verNoticia.php?codigo=

1306&acao=exibir. Acesso em: 21 Ago 2020.

Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/01/21/Inc%C3%AAndios-

na-Austr%C3%A1lia-quais-esp%C3%A9cies-est%C3%A3o-em-risco-de-extin%-

C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 21 Ago 2020.

Disponível em: https://catracalivre.com.br/cidadania/pantanal-queimadas-colocam-em

-risco-animais-ameacados-de-extincao/. Acesso em: 21 Ago 2020. 

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-acao-fogo-no-cerrado.htmAcesso em: 21 Ago 2020.

Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/queimadas-colocam-em-risco-

vida-de-animais-silvestres-brasileiros,4608da38d43da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.

html. Acesso em: 21 Ago 2020.

 

 

SEMANA 02

 

AO FINAL DESTA AULA O ESTUDANTE SERÁ CAPAZ DE:

• Compreender a formação dos solos;

• Enumerar funções do solo no ecossistema;

• Classificar os tipos de solo;

• Entender as consequências da alteração da permeabilidade do solo nos diferentes ambientes.

 

Desenvolvimento do tema  CAMADAS DO SOLO


O solo é a camada mais fina e  
superficial da crosta terrestre.

Ele é formado pela fragmentação de rochas magmáticas sob a força da  ação do vento, da chuva, da temperatura ao longo de milhares de anos, fenômeno denominado intemperismo.

Não podemos esquecer a ação dos microrganismos decompositores (bactérias e fungos) presentes no solo que fazem a reciclagem da matéria orgânica, enriquecendo o solo com nutriente importantes na sua composição. O solo é formado por várias camadas, desde a rocha mãe que lhe deu origem até a parte mais superficial onde pisamos (Fig.1).

O solo, como fator abiótico (não vivo) do ecossistema influencia diretamente nos seres vivos como habitat (local de morada) e fonte de recursos naturais importantes para a manutenção da vida como sais minerais e água.


Figura 2. Funções do solo






Classificação do solo 

“Existem diversos tipos de solo que variam em relação à sua espessura (da superfície do solo em contato com a atmosfera até a rocha que lhes deu origem), quanto em relação às suas características, tais como cor, quantidade e organização das partículas de que são compostos (argila, silte e areia), fertilidade (capacidade em suprir nutrientes, água e favorecer o crescimento das plantas), porosidade (quantidade e arranjamento dos poros), entre outras características. São constituídos de água, ar, material mineral e orgânico, contendo ainda organismos vivos”

Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/94212/1/Ecossistema-cap3C.pdf Acesso em: 26 de jul 2020.

 Podemos classificar os tipos de solo em:

Solo Arenoso: A partícula mineral predominante é a areia, possui permeabilidade (capacidade de permitir a água passar pelos grãos) e porosidade alta.

Solo Argiloso: predominância de argila, partícula mineral mais fina e compacta que a areia, tornando-o impermeável (retém a água da chuva) . Solo rico em nutrientes e muito utilizado na agricultura.

Solo Humífero/Orgânico: predominância de matéria orgânica em decomposição (adubo) sendo muito fértil e excelente para a agricultura.

A permeabilidade do solo é fundamental na distribuição, manutenção e qualidade da água dos nossos reservatórios naturais como águas subterrâneas, rios e lagos; A capacidade de infiltração da água no solo depende de vários fatores, dentre eles podemos citar:

• Tipo de solo: o solo arenoso é mais permeável que o argiloso, por exemplo.

• Cobertura vegetal; a vegetação protege o solo de erosões e auxilia a absorção de água da chuva;

• Grau de umidade;

• Efeito da chuva sobre o solo;

• Compactação do solo: pessoas e animais pisoteiam o solo aplicando pressões que agregam as partículas, reduzindo a porosidade e a passagem da água. Esta compactação prejudica o desenvolvimento das plantas.

 Impactos ambientais no solo

A pesar de toda a importância do solo e nossa dependência para suprir as necessidades de alimentação, vestuário e medicamentos, o seu uso inadequado tem causado graves problemas ambientais: O desmatamento crescente em busca de terras para a pecuária e agricultura (Fig.3) desprotege o solo, causa erosão e assoreamento de rios (acúmulo de sedimentos na água pela ação da chuva e pela ação humana); o uso exagerado de agrotóxicos pode levar à contaminação do solo, rios e se acumula na cadeia alimentar; o empobrecimento do solo (Fig.3) causa perda de produtividade de alimentos, prejuízos na agricultura e necessidade de maiores investimentos financeiros na produção.

    

Algumas consequências dos impactos no solo para a humanidade:

Enchentes: Nas cidades grandes, a impermeabilização dos solos com asfalto e construções não permitem o escoamento da água das chuvas que se acumula nas ruas, enchem os rios e transbordam, causando grandes enchentes e mortes.

Desertificação do solo: o uso inadequado do solo leva à perda de fertilidade e produtividade (empobrecimento),causando redução da biodiversidade, da produção agrícola e migração de pessoas para outros locais.

Falta de água: a perda da vegetação reduz a permeabilidade do solo prejudicando o abastecimento dos lençóis freáticos, o que leva ao secamento de nascentes, rios e escassez da água para a população.

Para o solo manter seus serviços ecossistêmicos, isto é, cumprir suas funções na manutenção da vida, ele deve ser preservado. Os recursos do solo são limitados e precisam de tempo para serem restaurados.

Portanto, o uso de manejo adequado e de tecnologias que garantam sua qualidade são essenciais para o futuro da humanidade

ATIVIDADES

 

1 — Cite as funções do solo no ecossistema.

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2 — Observe a imagem abaixo. Identifique o nome do impacto ambiental evidente e cite conseqüências para o solo:



Figura 1 . Desmatamento. https://ainfo.cnptia.embrapa.br/  digital/bitstream/item/94212/1/Ecossistema-cap3C.pdf>

Acesso em: 26 jul. 2020.

3 — Com base nos estudos sobre o solo, responda:

a) Como o solo é formado?

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b) Cite os principais tipos de solo.

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c) Qual tipo de solo é o mais fértil para a agricultura? Justifique sua resposta.

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d) O que é permeabilidade do solo e qual a sua importância?

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4 — Cite três consequências do impacto ambiental no solo para a humanidade.

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REFERÊNCIAS:

COELHO, Maurício Rizzato; FIDALGO, Elaine Cristina; SANTOS, Humberto Gonçalves;

BREFIN, Maria de Lourdes Mendonça Santos; PÉREZ, Daniel Vida. Solos: tipos, suas funções no ambiente, como se formam e sua relação com o crescimento das plantas. Rio de Janeiro:

Embrapa Solos, 2002. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/

item/94212/1/Ecossistema-cap3C.pdf>. Acesso em: 26 jul. 2020.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/desertificacao.htm. Acesso

em: 21 Ago 2020.

Disponível em: http://blog.agropro.com.br/solo-e-biodiversidade/. Acesso em: 21 Ago 2020.

SAIBA MAIS. ASSISTA VÍDEOS:

Já chegou a hora de conversar sobre o solo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?

v=e8uqY0Aqcf0.

Acesso em: 21 Ago 2020.

Disponível em: https://youtu.be/9NqgxdoJwV0. Acesso em: 21 Ago 2020.

 

 

SEMANA 03

 

AO FINAL DESTA AULA O ESTUDANTE SERÁ CAPAZ DE:

• Compreender a evolução tecnológica da Revolução Industrial aos dias de hoje;

• Identificar benefícios da tecnologia para a humanidade;

• Compreender possíveis problemas ambientais causados pela tecnologia e a importância dos indicadores ambientais para a busca de ações para reduzir esses impactos.

Desenvolvimento do tema:  EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

No século XV, muitos objetos eram produzidos principalmente de forma artesanal. Nessa época, a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. No século XVIII grande parte da produção passou a ser realizada por máquinas e operários nas cidades, de forma industrial e seguindo a divisão de trabalho assalariado. A máquina a vapor passou a ser empregada para extrair minério e fabricar mercadorias antes feitas à mão impulsionando a indústria têxtil. Nos transportes, o navio a vapor passou a substituir barcos a vela e a locomotiva a vapor substituiu o transporte a cavalo. Essa transformação, denominada Revolução Industrial, começou na Inglaterra e se espalhou, aos poucos, para o restante da Europa e outras regiões do mundo, impulsionando uma série de transformações econômicas e sociais.

Uma segunda etapa, que pode ser considerada uma segunda Revolução Industrial ou Revolução Tecnológica teve como protagonistas o petróleo e a eletricidade. Essa segunda etapa iniciou-se em meados de 1850 e teve grande repercussão na Europa, no Extremo Oriente e nas Américas. Surgiram nesse período aparelhos eletrônicos (rádio, televisão), novos veículos (automóvel, caminhões, aviões) e novas técnicas de iluminação. O uso de tecnologia na produção agrícola ampliou o acesso de muitas pessoas

aos alimentos. Por meio das novas tecnologias de Engenharia Genética, em que genes são transferidos

de uma espécie para outra, foram desenvolvidas novas variedades de plantas mais produtivas ou resistentesa pragas.

Na Medicina, a tecnologia ajuda tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças. A inovação tecnológica nessa área, como nos caso dos exames de ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética que contribuem para diagnósticos mais precisos e precoces, serve para diminuir a mortalidade infantil e aumentar a expectativa de vida da população. Outra tecnologia que revolucionou a prevenção de doenças foi a vacinação, que diminuiu muito a incidência de doenças infecciosas.

As transformações nas formas de comunicação são especialmente notáveis. Atualmente, as possibilidades de comunicação são diversas. O telefone, por exemplo, permite manter contato com pessoas distantes. Os computadores estão cada vez mais presentes em todas as áreas: trabalho, lazer, estudo, produção de bens e serviços. Os avanços tecnológicos como a internet, os satélites de comunicação e os cabos de fibra ótica possibilitaram o acesso muito rápido a uma infinidade de serviços a partir de praticamente qualquer lugar do mundo. Essas inovações afetam diferentes aspectos da vida, como o trabalho, o lazer e a aprendizagem, como a educação a distância.

Ao mesmo tempo que avançam os problemas ambientais decorrentes da produção mecanizada e do uso de combustíveis fósseis, desenvolvemos novas tecnologias que utilizam cada vez mais as fontes de energia renováveis, como a solar e a eólica. Essas tecnologias são importantes para combater o aquecimento global e a poluição.

Para avaliar as características de um ambiente e o quanto ele foi alterado (seja por ações humanas ou por acontecimentos naturais), podemos usar indicadores ambientais, como o tamanho de áreas de florestas, a concentração de poluentes no ar, a quantidade de resíduos com destinação adequada, entre outros, para fornecer informações, por exemplo, sobre os impactos ambientais e a eficácia das ações desenvolvidas para reduzir esses impactos.

Texto adaptado do livro didático: GEWANDSZNAJDER, Fernando; PACCA, Helena.

Teláris ciências 7º ano — 3. ed. — São Paulo : Ática, 2019. P.231 a 249

 

ATIVIDADES

 

1 — A imagem abaixo representa a Revolução Industrial. Sobre ela, responda:



Descreva o conjunto de mudanças que caracterizam a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, no séc. XVIII.

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2 — Analise a tabela sobre a evolução tecnológica.


Figura 2. evolução tecnológica.

Disponível em: < http://ead-anovaescola.blogspot.com/2011/09/evolucaotecnologica-

linha-do-tempo.html>. Acesso em: 26 jul 2020.

a) Quando surgiu a telefonia celular e a internet para uso comercial? Que benefícios elas trouxeram para a humanidade?

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b) Que prejuízos o uso inadequado das tecnologias e recursos midiáticos podem trazer para o

usuário e a sociedade?

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3 — Cite benefícios da tecnologia para a Educação e para a Medicina.

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4 — Leia o texto que se segue, reflita e respondas às questões A e B.

 

Construir os dispositivos de hoje em dia, que tipicamente têm uma vida de cerca de 2 a 3 anos,

consomem uma grande quantidade de recursos. Para construir um computador normal, são

necessários:

• 3 vezes o seu peso em combustíveis fósseis;

• Por cada grama de uma “bolacha de silicone”, 630 gramas de combustível fóssil são usados;

• Por 2 gramas de microchips, são necessários 1,5 kg de combustíveis e outros químicos, sem

falar nos 30 L de água potável;

• Um PC, precisa de cerca de 1,5 toneladas de água para ser fabricado;

• 22 kg de químicos prejudiciais, extremamente perigosos e prejudiciais, como chumbo.

 

Disponível em: https://www.bi4all.pt/noticias/blog/o-impacto-das-tecnologias-no-meio-ambiente/. Acesso em: 30 jul 2020

 

a) Enumere os impactos ambientais na produção de dispositivos eletrônicos.

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b) Com base nos conhecimentos adquiridos ao longo desta semana, como seria o descarte ideal dos dispositivos eletrônicos?

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SEMANA 04

 

AO FINAL DESTA AULA O ESTUDANTE DEVERÁ SER CAPAZ  DE:

 

• Compreender a evolução tecnológica da Revolução Industrial aos dias de hoje;

• Identificar benefícios da tecnologia para a humanidade;

• Compreender possíveis problemas ambientais causados pela tecnologia e a importância dos    indicadores ambientais para a busca de ações para reduzir esses impactos.

 

Desenvolvimento do tema: TECNOLOGIA E AGRICULTURA

A grande parte dos alimentos que consumimos é produzida em enormes lavouras. O plantio, o cultivo e a colheita dessas lavouras dependem de diversas máquinas e de compostos sintéticos desenvolvidos para produzir mais alimento com um custo mais baixo. A tecnologia usada no campo foi fundamental para produzir mais alimentos e melhorar o acesso das pessoas a eles.

No entanto, a tecnologia na área da alimentação também transformou muitos alimentos, processando-os e adicionando a eles compostos químicos que aumentam a sua durabilidade ou que lhes conferem mais aroma, cor e sabor. A disponibilidade cada vez maior de alguns desses alimentos, chamados ultra processados, associada ao estilo de vida das pessoas, pode mudar os hábitos alimentares de forma negativa.

 


O uso de tecnologia na produção agrícola ampliou o acesso de muitas pessoas aos alimentos.

No entanto, o uso de fertilizantes e defensivos agrícolas trouxe problemas, como o aumento da poluição e dos desequilíbrios ecológicos. Por outro lado, técnicas de manejo do solo e da agricultura, como o plantio direto, a rotação de culturas, o controle integrado de pragas e outras técnicas agroecológicas, ajudam a diminuir esses problemas ambientais.

Texto adaptado do livro didático: GEWANDSZNAJDER, Fernando; PACCA, Helena.

Teláris ciências 7º ano — 3. ed. — São Paulo : Ática, 2019. p. 241

 

TECNOLOGIA E INDÚSTRIA

 

A Primeira Revolução Industrial começou no século XVIII através do uso de energia a vapor e mecanização da produção. O que antes era produzido por rocas de fiar simples, a sua versão mecanizada alcançava oito vezes o volume no mesmo tempo. A energia do vapor já era conhecida. Em vez de tecer teares movidos a músculo, os motores a vapor poderiam ser usados para energia. Desenvolvimentos como o navio a vapor (cerca de 100 anos depois) ou a locomotiva movida a vapor provocaram mais mudanças massivas porque os seres humanos e as mercadorias podiam se mover grandes distâncias em menos horas.

A Segunda Revolução Industrial começou no século 19 através da descoberta de eletricidade e produção de linha de montagem. Enquanto antes uma estação montava um automóvel inteiro, agora os

veículos eram produzidos em etapas parciais na correia transportadora

— significativamente mais rápido e com menor custo.

A Terceira Revolução Industrial começou nos anos 70 no século 20 através de automação parcial usando controles e computadores programáveis por memória. Desde a introdução dessas tecnologias, agora podemos automatizar todo um processo de produção — sem assistência humana.

Atualmente, estamos implementando a Quarta Revolução Industrial. Isso é caracterizado pela aplicação de tecnologias de informação e comunicação à indústria. Os sistemas de produção que já possuem tecnologia de computador  são expandidos por uma conexão de rede formando fábricas inteligentes, onde componentes e pessoas se comunicam através de uma rede e a produção é quase autônoma.

 


Texto disponível em: <https://www.desouttertools.com.br/industria-4-0/noticias/507/ revolucao-industrial-da-industria-1-0-a-industria-4-0.>. Acesso em: 30 jul 2020. 

TECNOLOGIA E TRANSPORTE

 

Os meios de transporte não ficaram estagnados. Conforme o tempo passou e as necessidades dos homens mudaram, a forma de se transportar também evoluiu. Hoje, pode-se dizer que a distância foi vencida: a velocidade permitiu ao homem chegar cada vez mais longe em menos tempo. O exemplo mais extraordinário é a Expansão Marítima, no século XV. O conhecimento adquirido para construir um meio de transporte aquaviário tornou possível a saída dos europeus do seu continente. No século XIX, o trem se tornou popular e após inúmeras tentativas de seu desenvolvimento, o inglês George Stephenson foi o responsável pela criação da locomotiva a vapor. No início não era um meio de transporte veloz, viajando aproximadamente 45 Km/h. No fim do século e com os avanços tecnológicos, o trem foi considerado um dos meios mais modernos de transporte. Com a criação do motor a vapor, houve uma evolução no transporte marítimo com a construção de barcos movidos por essa tecnologia.

O primeiro automóvel criado na Alemanha, por Carl Benz, em 1886, foi se aprimorando e durante todo século XX, não parou de ser renovado, no design, na tecnologia e na acessibilidade. Uma das revoluções

do transporte aéreo foi a criação do avião por Santos Dumont, um brasileiro que em 1906 voou sobre o céu de Paris em seu 14-bis. A partir dele, novas inovações foram realizadas para a melhoria desse meio de transporte no mundo. Ainda no século XX, a ambição do homem o levou ao espaço. A corrida espacial entre EUA e URSS possibilitou a rápida evolução dos transportes espaciais.


 

ATIVIDADES

 

1 — Elabore um texto, ressaltando as modificações no espaço onde você vive em relação às diferentes tecnologias. Cite as mudanças ocorridas e faça uma análise do antes e depois desta tecnologia.

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2 — Observe a máquina agrícola na imagem abaixo e responda:


 


Disponível em: <https://pixnio.com/pt/veiculos/maquina-dispositivo-pulverizadorescultura- agricultura-veiculos-maquinas-equipamentos-trator>. Acesso em: 26 jul. 2020.

Cite benefícios da tecnologia para a agricultura e prejuízos ao meio ambiente.

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3 — Descreva, com as suas próprias palavras, a 4ª Revolução Industrial. Que relações podemos estabelecer entre esta fase da Revolução Industrial e os dias atuais?

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4 — Reflita sobre a música a seguir:

 

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

 

Antes eu vivia no campo na tranquilidade

As coisas mudaram e eu vim para a cidade

A indústria era movida a vapor

Sempre pelo sangue e suor do trabalhador

 

Minério de ferro carvão mineral

Mão-de-obra e capital (x2)

 

Revolução industrial (x2)

 

O pioneirismo foi da Inglaterra

Mas a revolução se espalhou

Modificando toda a sociedade

Fazendo do lucro uma prioridade

 

Capitalistas e proletário

Um com ganhos o outro salário (x2)

 

Revolução industrial (x2)

 

Capitalistas e proletário

Um com ganhos o outro salário (x2)

 

Revolução industrial (x2)

 

Disponível em: https://www.vagalume.com.br/pre-historica/revolucao-industrial.html. Acesso em: 30 jul 2020.

 

Com base na letra da música apresentada, cite alguns problemas trazidos pela Revolução Industrial para a humanidade. Argumente a sua resposta pautada nos conhecimentos adquiridos ao longo deste PET.  Responda no caderno.

 

Se possível, assista ao vídeo disponível em: https://youtu.be/nGG3rQeZhkY e comente maneiras de minimizar impactos ambientais dos meios de transporte.


REFERÊNCIAS:

Texto adaptado do livro didático: GEWANDSZNAJDER, Fernando; PACCA, Helena. Teláris ciências  7º ano — 3. ed. — São Paulo : Ática, 2019. P.241

Revolução Industrial e a Indústria 4.0. Disponível em: <https://www.desouttertools.com.br/

industria-4-0/noticias/507/revolucao-industrial-da-industria-1-0-a-industria-4-0>. Acesso

em: 30 jul 2020.

Evolução dos transportes. Disponível em: <https://meios-de-transporte.info/evolucao-dostransportes. html>. Acesso em: 30 jul 2020.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

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