ATIVIDADES 1
Responda às questões:
1 — Quais materiais
compõem o solo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 — Em 1500, Pero Vaz de
Caminha escreveu uma carta ao rei de Portugal, D. Manuel, na qual descrevia o
Brasil que acabara de ser descoberto. Essa carta retratava nosso país apontando
algumas características do solo brasileiro. Veja no trecho a seguir:
“[...] Nela, até
agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou
ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e
temperados, como os de Entre-Doiro e Minho, porque neste tempo de agora os
achávamos como os de lá.
Águas são muitas;
infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela
tudo, por bem das águas que tem”.
Fonte: CUNHA, A. G. da;
CAMBRAIA, C. N.; MEGALE, H. A carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo:
Humanitas, 1999.
Reprodução fac-similar com leitura
justalinear da carta ao rei de Portugal escrita em 1500 por Pero Vaz de
Caminha.
O trecho “dar-se-á nela tudo” deu origem à
expressão “em
se plantando tudo dá ”.
Você concorda com essa expressão? O que deve haver no solo para que seja
possível a prática da agricultura?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 — Na aula de Ciências
com a turma do 6º ano o professor Vinícius retirou três amostras de solo de
diferentes locais de sua escola. No laboratório, ao observar as amostras com o
auxílio de uma lupa, junto com a turma, não encontrou nenhuma diferença entre
elas.
Que teste Vinícius
poderia fazer, junto de sua turma, para verificar se as amostras são realmente
iguais?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SAIBA MAIS
Você poderá aprofundar seus
conhecimentos buscando outras fontes de informações:
https://www.youtube.com/watch?v=4xGbnnkiS_U Acesso: 22 jun de 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=bKyxgj0wQKY
Aceso: 22 jun de 2020.
ATIVIDADES 2
1- Sobre
o perfil do solo, responda:
a) O que é um horizonte do solo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Por que a camada superficial é mais rica em matéria orgânica?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Três
tipos de amostras de solo de diferentes regiões do Brasil foram analisadas e
forneceram os seguintes resultados:
Tipos de partícula
|
Solo A (%)
|
Solo B (%)
|
Solo C (%)
|
Areia
|
20
|
30
|
73
|
Silte
|
26
|
47
|
9
|
Argila
|
54
|
23
|
18
|
a) Como
poderia ser classificado cada um dos solos apresentados?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual dos
solos acima deve apresentar maior capacidade de retenção de água? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Qual das
amostras, foi provavelmente, coletada em uma praia? Justifique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Durante
a construção de uma estrada, foi feito um corte em um barranco, que revelou o
perfil de solo, conforme a imagem ao lado.
a) Como são
denominadas essas camadas de cores e texturas diferentes?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Em qual
delas se encontra matéria orgânica já bastante decomposta? Justifique.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Onde,
preferencialmente, se localiza a rocha-matriz?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SAIBA MAIS
Você poderá
aprofundar seus conhecimentos buscando outras fontes de informações:
https://www.youtube.com/watch?v=lBRFa_cMfG8 Acesso: 22 jun de 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=e8uqY0Aqcf0 Acesso: 22 jun de 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=nznVYIElP5g Acesso: 22 jun de 202
ATIVIDADES 3
1 — Como o húmus é formado? Qual é a importância dessa
parte do solo para o desenvolvimento das plantas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 — Leia as afirmações e classifique-as em verdadeiras
(V) ou falsas (F). Depois, reescreva as
afirmações
falsas no espaço abaixo, corrigindo-as.
( ) O silte é a camada orgânica do solo
formada por organismos vivos e restos de plantas
e animais em decomposição.
( ) Solos com muita argila são pouco
porosos e conseguem reter água e nutrientes para
as plantas.
( ) Os solos arenosos geralmente são muito
férteis, pois são permeáveis.
( ) Solos que apresentam quantidades
semelhantes de areia e argila são chamados de
solos médios.
3 — Explique a importância da decomposição para o uso
agrícola do solo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 — Elabore um esquema explicando como a ação dos seres
vivos pode interferir nas
características do solo.
Elabore o texto no
caderno
SAIBA MAIS
Você poderá
aprofundar seus conhecimentos buscando outras fontes de informações:
https://www.youtube.com/watch?v=4V4C92glmFY Acesso: 22 jun de 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=MAbvXtXQTDQ Acesso: 22 jun de 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=FHblaOggDUM Acesso: 22 jun de 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=Z4JrX7lRDjc Acesso: 22 jun de 2020.
LEIA O
TEXTO PARA QUE POSSA DESENVOLVER A ATIVIDADE 4
Sistemas agroflorestais são formas de uso ou manejo da terra, nos quais
se combinam espécies arbóreas [...] com cultivos agrícolas e/ou criação de
animais, de forma simultânea ou em sequência temporal e
que promovem benefícios econômicos e ecológicos.
Os sistemas agroflorestais ou agroflorestas
apresentam como principais vantagens, frente à agricultura convencional,
a fácil recuperação da fertilidade dos solos, o fornecimento de adubos verdes,
o controle de ervas daninhas, entre outras coisas.
A integração da floresta com as culturas agrícolas e com a pecuária
oferece uma alternativa para
enfrentar os problemas crônicos de degradação ambiental generalizada e
ainda reduz o risco de
perda de produção. Outro ponto vantajoso dos sistemas agroflorestais é
que, na maioria das vezes, as árvores podem servir como fonte de renda, uma vez
que [...] os frutos das mesmas podem ser explorados e vendidos. A combinação
desses fatores encaixa as agroflorestas no modelo de agricultura sustentável.
[...] Os sistemas trazem uma série de vantagens econômicas e ambientais, tais
como:
1. Custos
de implantação e manutenção reduzidos;
2.
Diversificação na produção aumentando a renda familiar, assim como a melhoria
na
alimentação;
3. Melhoria
na estrutura e fertilidade do solo devido à presença de árvores que atuam na
ciclagem de nutrientes;
4. Redução
da erosão [...];
5. Aumento
da diversidade de espécies;
6.
Recuperação de áreas degradadas.
O modelo agroflorestal visa compatibilizar o desenvolvimento econômico
da população rural com a
conservação do meio ambiente. [...]
O sistema agroflorestal com grande mistura de espécies (ocupando
estratos/ camadas diferentes do ecossistema, tais como arbustos, árvores de
pequeno e grande porte) [...] funciona de forma bem parecida com a floresta
natural, em termos de ciclos de nutrientes, regulamentação do ciclo hídrico,
interação com a atmosfera etc. [...] é importante ressaltar que o modelo
agroflorestal não é uma solução integral para a proteção da biodiversidade.
Certamente, ele reduz os impactos das queimadas e dos agrotóxicos e visa
reduzir os impactos do desmatamento. [...]
Fonte: Centro de
Inteligência em Florestas (CIFLORESTAS).
Disponível em:
<http://www.ciflorestas.com.br/texto.php?p=sistemas>. Acesso: 22 jun de
2020.
ATIVIDADES 4
1 — O que são sistemas agroflorestais?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
2 — Quais são as vantagens do sistema agroflorestal de
cultivo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 — Por que o modelo de sistema agroflorestal não é
considerado uma solução integral para a perda da biodiversidade?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 — Por que as agroflorestas se encaixam no modelo de
agricultura sustentável?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 — Além do sistema agroflorestal, há outras formas de
cultivo que têm a preocupação ambiental, como a agricultura orgânica, onde tudo
o que é produzido não usa produtos químicos sintéticos (agrotóxicos,
fertilizantes sintéticos e etc). O que você conhece ou já ouviu falar sobre
esse tipo de cultivo? O que você pensa sobre alimentos orgânicos? Elabore um
texto, no mínimo 15 linhas, sobre o assunto expondo a sua opinião.
Elabore o texto no
caderno
SAIBA MAIS
Você poderá aprofundar seus
conhecimentos buscando outras fontes de informações:
https://www.youtube.com/watch?v=SBTfltlCv-U Documentário sobre agroflorestas Acesso:
22 jun de 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=zb4zAceXTw4 Acesso: 22 jun de 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=Xvsl5fSnVyY Acesso: 22 jun de 2020.
Referências Bibliográficas:
BEGON, M.; TOWNSEND, C. R.; HARPER, J. L. ECOLOGIA:
DE INDIVÍDUOS A ECOSSISTEMAS. 4ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CARNAVALLE, Maria Rosa. ed. ARARIBÁ MAIS CIÊNCIAS — 6º Ano.
1ª Edição. São Paulo:
Editora
Moderna, 2018.
NERY, A. L. P.; CATANI, A.; AGUILAR, J. B. GERAÇÃO
ALPHA CIÊNCIAS — 6º Ano. São Paulo. SM Editora, 2ª Edição. 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário