sexta-feira, 10 de julho de 2020

ATIVIDADES SEXTO ANO DO CONEXÃO ESCOLA MG: SOLO E SUA FORMAÇÃO


ATIVIDADES 1

Responda às questões:

1 — Quais materiais compõem o solo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 — Em 1500, Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta ao rei de Portugal, D. Manuel, na qual descrevia o Brasil que acabara de ser descoberto. Essa carta retratava nosso país apontando algumas características do solo brasileiro. Veja no trecho a seguir:

“[...] Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados, como os de Entre-Doiro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá.
Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem”.

Fonte: CUNHA, A. G. da; CAMBRAIA, C. N.; MEGALE, H. A carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo: Humanitas, 1999.
Reprodução fac-similar com leitura justalinear da carta ao rei de Portugal escrita em 1500 por Pero Vaz de Caminha.

O trecho “dar-se-á nela tudo” deu origem à expressão “em se plantando tudo dá ”. Você concorda com essa expressão? O que deve haver no solo para que seja possível a prática da agricultura?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 — Na aula de Ciências com a turma do 6º ano o professor Vinícius retirou três amostras de solo de diferentes locais de sua escola. No laboratório, ao observar as amostras com o auxílio de uma lupa, junto com a turma, não encontrou nenhuma diferença entre elas.
Que teste Vinícius poderia fazer, junto de sua turma, para verificar se as amostras são realmente iguais?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SAIBA MAIS
Você poderá aprofundar seus conhecimentos buscando outras fontes de informações:
ATIVIDADES 2


1- Sobre o perfil do solo, responda:
a)    O que é um horizonte do solo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)    Por que a camada superficial é mais rica em matéria orgânica?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Três tipos de amostras de solo de diferentes regiões do Brasil foram analisadas e forneceram  os seguintes resultados:

Tipos de partícula
Solo A (%)
Solo B (%)
Solo C (%)
Areia
20
30
73
Silte
26
47
9
Argila
54
23
18

a) Como poderia ser classificado cada um dos solos apresentados?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Qual dos solos acima deve apresentar maior capacidade de retenção de água? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Qual das amostras, foi provavelmente, coletada em uma praia? Justifique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Durante a construção de uma estrada, foi feito um corte em um barranco, que revelou o perfil de solo, conforme a imagem ao lado.

a) Como são denominadas essas camadas de cores e texturas diferentes?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________



b) Em qual delas se encontra matéria orgânica já bastante decomposta? Justifique.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Onde, preferencialmente, se localiza a rocha-matriz?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SAIBA MAIS
Você poderá aprofundar seus conhecimentos buscando outras fontes de informações:
https://www.youtube.com/watch?v=lBRFa_cMfG8     Acesso: 22 jun de 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=e8uqY0Aqcf0      Acesso: 22 jun de 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=nznVYIElP5g       Acesso: 22 jun de 202


ATIVIDADES 3


1 — Como o húmus é formado? Qual é a importância dessa parte do solo para o desenvolvimento das plantas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 — Leia as afirmações e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F). Depois, reescreva as
afirmações falsas no espaço abaixo, corrigindo-as.

(       ) O silte é a camada orgânica do solo formada por organismos vivos e restos de plantas
           e animais em decomposição.
(       ) Solos com muita argila são pouco porosos e conseguem reter água e nutrientes para
           as plantas.
(       ) Os solos arenosos geralmente são muito férteis, pois são permeáveis.
(       ) Solos que apresentam quantidades semelhantes de areia e argila são chamados de
          solos médios.

3 — Explique a importância da decomposição para o uso agrícola do solo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 — Elabore um esquema explicando como a ação dos seres vivos pode interferir nas
        características do solo.

Elabore o texto no caderno


SAIBA MAIS
Você poderá aprofundar seus conhecimentos buscando outras fontes de informações:
https://www.youtube.com/watch?v=4V4C92glmFY      Acesso: 22 jun de 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=MAbvXtXQTDQ    Acesso: 22 jun de 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=FHblaOggDUM     Acesso: 22 jun de 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=Z4JrX7lRDjc         Acesso: 22 jun de 2020.



LEIA O TEXTO PARA QUE POSSA DESENVOLVER A ATIVIDADE 4


Sistemas agroflorestais são formas de uso ou manejo da terra, nos quais se combinam espécies arbóreas [...] com cultivos agrícolas e/ou criação de animais, de forma simultânea ou em sequência temporal e
que promovem benefícios econômicos e ecológicos.
Os sistemas agroflorestais ou agroflorestas
apresentam como principais vantagens, frente à agricultura convencional, a fácil recuperação da fertilidade dos solos, o fornecimento de adubos verdes, o controle de ervas daninhas, entre outras coisas.


A integração da floresta com as culturas agrícolas e com a pecuária oferece uma alternativa para
enfrentar os problemas crônicos de degradação ambiental generalizada e ainda reduz o risco de
perda de produção. Outro ponto vantajoso dos sistemas agroflorestais é que, na maioria das vezes, as árvores podem servir como fonte de renda, uma vez que [...] os frutos das mesmas podem ser explorados e vendidos. A combinação desses fatores encaixa as agroflorestas no modelo de agricultura sustentável. [...] Os sistemas trazem uma série de vantagens econômicas e ambientais, tais como:

1. Custos de implantação e manutenção reduzidos;
2. Diversificação na produção aumentando a renda familiar, assim como a melhoria na
    alimentação;
3. Melhoria na estrutura e fertilidade do solo devido à presença de árvores que atuam na ciclagem de nutrientes;
4. Redução da erosão [...];
5. Aumento da diversidade de espécies;
6. Recuperação de áreas degradadas.

O modelo agroflorestal visa compatibilizar o desenvolvimento econômico da população rural com a
conservação do meio ambiente. [...]
O sistema agroflorestal com grande mistura de espécies (ocupando estratos/ camadas diferentes do ecossistema, tais como arbustos, árvores de pequeno e grande porte) [...] funciona de forma bem parecida com a floresta natural, em termos de ciclos de nutrientes, regulamentação do ciclo hídrico, interação com a atmosfera etc. [...] é importante ressaltar que o modelo agroflorestal não é uma solução integral para a proteção da biodiversidade. Certamente, ele reduz os impactos das queimadas e dos agrotóxicos e visa reduzir os impactos do desmatamento. [...]

Fonte: Centro de Inteligência em Florestas (CIFLORESTAS).
Disponível em: <http://www.ciflorestas.com.br/texto.php?p=sistemas>. Acesso: 22 jun de 2020.


ATIVIDADES 4

1 — O que são sistemas agroflorestais?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

2 — Quais são as vantagens do sistema agroflorestal de cultivo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 — Por que o modelo de sistema agroflorestal não é considerado uma solução integral para a perda da biodiversidade?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 — Por que as agroflorestas se encaixam no modelo de agricultura sustentável?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 — Além do sistema agroflorestal, há outras formas de cultivo que têm a preocupação ambiental, como a agricultura orgânica, onde tudo o que é produzido não usa produtos químicos sintéticos (agrotóxicos, fertilizantes sintéticos e etc). O que você conhece ou já ouviu falar sobre esse tipo de cultivo? O que você pensa sobre alimentos orgânicos? Elabore um texto, no mínimo 15 linhas, sobre o assunto expondo a sua opinião.

Elabore o texto no caderno

SAIBA MAIS
Você poderá aprofundar seus conhecimentos buscando outras fontes de informações:
https://www.youtube.com/watch?v=SBTfltlCv-U     Documentário sobre agroflorestas Acesso: 22 jun de 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=zb4zAceXTw4           Acesso: 22 jun de 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=Xvsl5fSnVyY             Acesso: 22 jun de 2020.

Referências Bibliográficas:
BEGON, M.; TOWNSEND, C. R.; HARPER, J. L. ECOLOGIA: DE INDIVÍDUOS A ECOSSISTEMAS. 4ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CARNAVALLE, Maria Rosa. ed. ARARIBÁ MAIS CIÊNCIAS — 6º Ano. 1ª Edição. São Paulo:
Editora Moderna, 2018.
NERY, A. L. P.; CATANI, A.; AGUILAR, J. B. GERAÇÃO ALPHA CIÊNCIAS — 6º Ano. São Paulo. SM Editora, 2ª Edição. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário