terça-feira, 28 de julho de 2020

PLANO TUTORADO VOLUME 03 EF 6 ANO


PLANO DE ESTUDO TUTORADO
DE MINAS GERAIS
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
ANO DE ESCOLARIDADE: 6º ANO
NOME DA ESCOLA: ESTADUAL  PROF. FRANCO DA ROSA
ESTUDANTE: ___________________________________________________
TURMA:________________ NÚMERO DE AULAS POR SEMANA: 3
TURNO:  VESPERTINO       TOTAL DE SEMANAS: 4    
NÚMERO DE AULAS POR MÊS: 12

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S):  Ciência e Tecnologia.
OBJETO DE CONHECIMENTO:  Conhecimento científico.
HABILIDADE(S):
- (EF06CI31MG) Conhecer a natureza da ciência entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a humanidade e o meio ambiente.
INTERDISCIPLINARIDADE:
Matemática.

AO FINAL DESTA AULA O ESTUDANTE SERÁ CAPAZ DE:
-  Entender como são produzidos os conhecimentos;
- Compreender a importância das Ciências para a humanidade e o meio ambiente.

SEMANA 01
-  Desenvolvendo o tema:

A Ciência e o desenvolvimento científico

Você sabe como os conhecimentos são produzidos? Como os primeiros habitantes construíram técnicas para caçar, plantar e colher seu próprio alimento, criar o fogo e até mesmo construir suas casas?
Os primeiros habitantes ainda não sabiam, mas estavam fazendo ciência. A ciência refere-se à aquisição do conhecimento baseado no método científico, ou seja, a algo que precisa ser testado e obtido por meio de estudos, observações e experimentações. A ciência é diferente do senso comum. Entendemos como senso comum a união dos saberes do cotidiano, algo que é subjetivo e varia de pessoa para pessoa, de grupo para grupo e de região para região.

Pode-se deduzir que as grandes descobertas surgiram com a valorização das ideias e da experimentação.
Alguns personagens importantes da história das ciências fazem parecer que a ciência surgiu da experimentação do cotidiano. O físico e matemático Arquimedes (287 a.C.-212 a.C.) foi um exemplo disso.
Quando o rei lhe pediu para descobrir se estava sendo enganado pelo ourives, a quem encomendou uma coroa de ouro puro, ele achou a resposta enquanto tomava banho. Ele observou que a quantidade  de água que caía da banheira quando ele entrava nela tinha o mesmo volume que seu corpo. Então percebeu  que a água se desloca na proporção da matéria que ocupa tal espaço. Foi quando ele saiu pela rua gritando: Eureca, eureca! Nasceu assim um dos fundamentais princípios da hidrostática: Princípio de Arquimedes.

Outro cientista importante para a área das Ciências é Isaac Newton (1643-1727). Isaac Newton propôs a existência de uma força atraindo os corpos em direção à Terra e esse foi o primeiro passo para a descoberta da gravitação universal. Alguns contam que Newton estava sentado sob uma macieira e uma maçã caiu sobre a sua cabeça, o que o fez pensar na teoria gravitacional.

Existem vários outros cientistas que ao longo da humanidade tiveram um papel importante na história das ciências, desde a Grécia Antiga, como Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), Pitágoras (570 a.C.-490 a.C.), Tales (624 a.C.-548 a.C.), até o período renascentista, como Copérnico (1473-1543), Galileu Galilei (1564- 1642) e Kepler (1571-1630), além de cientistas contemporâneos, como Rosalind Franklin (1920-1958), Victoria Kaspi (1967) e Sandra Díaz (1961), que têm contribuído imensuravelmente para a sociedade.
Os estudos científicos têm  atuação nos avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e em muitos outros setores, melhorando a qualidade de vida das populações e   enriquecendo as sociedades intelectual, social e culturalmente. Ao responder a grandes perguntas e enfrentar desafios importantes do nosso cotidiano, a ciência contribui para a geração de conhecimentos e melhora a educação e a qualidade de vida das pessoas.
ATIVIDADES

1 — Responda às questões:

a) Como você acredita que ocorre a produção de conhecimento científico?
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b) O que é um saber popular? Dê alguns exemplos que você conhece.
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c) Escolha um cientista de qualquer área do conhecimento. Em seguida, elabore um pequeno
relato da sua descoberta científica.
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d) Escreva algumas implicações positivas para a sociedade recebidas pelos estudos científicos?
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REFERÊNCIAS
• CRUZ, J. B. Laboratórios. Brasília: UnB, 2009. p.25-61. Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013620.pdf

• Ciência para a sociedade. COMISSÃO NACIONAL DA UNESCO, PORTUGAL, 2020. Disponívelem:
.
• Corrêa, Gilson Luiz. História da Ciência: dos Filósofos da Natureza até o Renascimento.
Blogdoenem, 2019. Disponível em:
.
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SEMANA 02


UNIDADE TEMÁTICA:Matéria e energia.
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
Propriedades da matéria.
HABILIDADES:
(EF06CI24MG) Identificar as propriedades específicas da matéria, com ênfase na água, como densidade, solubilidade,
temperatura de fusão e ebulição, em situações de reconhecimento do cotidiano.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:
— Massa.
— Volume.
— Densidade.
INTERDISCIPLINARIDADE:
Matemática.

AO FINAL DESTA AULA O ESTUDANTE SERÁ CAPAZ DE:
— Entender os conceitos de matéria, corpo e objeto;
— Diferenciar as propriedades da matéria;
— Entender os termos “massa”, “volume” e “densidade”;
— Compreender sobre os instrumentos de medidas;
— Realizar a conversão no Sistema Internacional de Unidade de Medida (SI).

-  Desenvolvendo o tema:

Matéria e suas propriedades

A matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço. O ar, um livro, um celular e a águasão alguns exemplos de matéria.
O corpo é uma porção limitada da matéria, como uma barra de ferro oupedaço de madeira.
O objeto é um corpo produzido pelo ser humano para uma determinada finalidade,como uma ferramenta construída com uma barra de ferro.

As propriedades da matéria são as características utilizadas para descrever os materiais como a  presença de cor, o estado físico, a solubilidade, a massa, a densidade, entre outras. Utilizamos essas propriedades da matéria para descrever, classificar e reconhecer os materiais. Essas propriedades podem ser gerais, que são comuns a todo tipo de corpo, como massa, volume e impenetrabilidade, independentemente do material de que é composto. Essas propriedades também podem ser específicas,quando dependem do material de que é composto o corpo, como a densidade, a solubilidade, as temperaturas de fusão e ebulição. As propriedades também podem ser organolépticas que são aquelas percebidas pelos sentidos, como a cor, o odor e o sabor.
A massa é a quantidade de matéria presente no corpo. Mede-se a massa dos corpos em instrumentos chamados balanças. A unidade padrão de medida de massa no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o quilograma (Kg).


Sistema Nacional de Unidades (SI)

O SI é adotado em diversos países para facilitar a comunicação, principalmente no meio cientifico e nas transações comerciais. Algumas unidades básicas do SI são: O metro (m), para comprimento  o segundo, para o tempo; e o Kelvin (k), para temperatura. Com as unidades SI é possível expressar todas as grandezas físicas conhecidas.
Texto retirado livro Projeto Araribá Ciências Ed. Moderna, 9º ano.


As medidas de temperatura mais utilizadas no mundo são as escalas Celsius, Kelvin e Fahrenheit. Com a notação em graus Celsius (°C), a escala Celsius é baseada nas temperaturas de fusão e ebulição da água, ou seja, seu ponto zero é a temperatura que a água congela e 100 quando ela ferve.








O Volume de um corpo é a medida do espaço que ele ocupa. A medida de volume no SI é o metro cúbico (m3). O volume é encontrado multiplicando o comprimento, a largura e a altura, como no exemplo do cubo ao lado. Alguns instrumentos para medir o volume são proveta e pipeta.





A densidade constitui uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância.É uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por ele  ocupado.





Utilizando-se as unidades básicas do SI, a densidade deve ser expressa em quilograma por metrocúbico (Kg/m3). Pode-se expressar a densidade em gramas por centímetro cúbico (g/cm3).
A solubilidade, outra propriedade específica da matéria, é a quantidade máxima de um material, o soluto, que pode ser dissolvido em certa quantidade de outro material, o solvente, a uma dada temperatura.
Em geral, a solubilidade é expressa em gramas de soluto por 100g de solvente a uma dada
temperatura.
Exemplo: A 25 °C, a solubilidade do NaCl (cloreto de sódio), principal constituinte do sal de cozinha,  é de 36 g por 100 g de água.
 ATIVIDADES


Responda às questões:
1 - Qual a diferença entre matéria, corpo e objeto? Dê exemplos.
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2 - Defina densidade:
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3-  Considere a densidade da água a 25 °C igual a 1 g/cm3 e a tabela abaixo, com as densidades de outros materiais . Depois responda às perguntas que seguem.

Pau-brasil 0,4 g/cm3
Alumínio 2,70 g/cm3
Diamante 3,5 g/cm3
Chumbo 11,3 g/cm3
Carvão 0,5 g/cm3
Mercúrio 13,6 g/cm3

a) Qual é o nome da unidade de medida da densidade representada na tabela?
____________________________________________________________________________

b) Se esses elementos forem adicionados à água líquida e pura, à temperatura ambiente, qual
deles flutuará?
____________________________________________________________________________
c) Quando há 1 Kg de cada um desses materiais, qual terá maior volume? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Qual material é o mais denso? E o menos denso? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-  Cite três propriedades gerais, específicas e organolépticas da matéria.
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REFERÊNCIAS
NERY, A. L. P.; Killner, G. I. PARA VIVER JUNTOS — 9º Ano. São Paulo. SM Editora, 3ª Edição. 2012.
Projeto Araribá: Ciências/ obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela editora Moderna;
editora responsável Maíra Rosa Carnavalle. — 4ª Ed. — São Paulo 2014.
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SEMANA 03
UNIDADE TEMÁTICA:
Matéria e energia.
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
Estados físicos da matéria.
HABILIDADES:
(EF06CI24MG) Identificar as propriedades específicas da matéria, com ênfase na água, como densidade, solubilidade, temperatura de fusão e ebulição, em situações de reconhecimento do cotidiano.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
— Estados físicos da matéria.
AO FINAL DESTA AULA O ESTUDANTE SERÁ CAPAZ DE:
— Diferenciar os estados físicos da matéria.
— Conhecer os processos de mudanças de estados físicos da matéria.
— Entender os conceitos de ponto de fusão e ponto de ebulição.

-  Desenvolvendo o tema:

Estados físicos da matéria

A matéria pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
Sólido: Nesse estado físico da matéria, as moléculas se encontram muito próximas; sendo assim,  possuem forma e volume fixo.
Líquido: As moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido, pois a atração entre elas é menor e elas vibram mais intensamente. Possuem forma variada, mas volume constante. Apresentam  facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que as contém.
Gasoso: O movimento das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Nos gases as partículas estão desorganizadas e muito afastadas uma das outras. Não possuem forma e nem volume constante. Os elementos gasosos não possuem forma definida.





Mudança de estado físico da matéria é a passagem entre os três estados físicos (sólido, líquido e gasoso). Quando uma substância muda de estado físico, sofre alterações nas suas características macroscópicas  (volume, forma etc.) e microscópicas (arranjo das partículas). Não ocorre alteração em sua composição.


Mudanças que ocorrem com o aumento da temperatura:

Fusão: Passagem do estado sólido para o estado líquido.
Evaporação: Passagem do estado líquido para o estado gasoso. Se esta mudança de estado físico acontecer devido a um aquecimento rápido, como, por exemplo, ferver a água, chamamos de ebulição.
Sublimação: Passagem direta do estado sólido para o estado gasoso. O processo inverso também ocorre (gasoso sólido) e pode ser chamado de sublimação ou de ressublimação.

Mudanças que ocorrem com a diminuição da temperatura:

Condensação: Passagem do estado gasoso para o estado líquido.
Solidificação: Passagem do estado líquido para o estado sólido.
Sublimação: Passagem do estado gasoso para o estado sólido.
Temperatura de fusão e Temperatura de ebulição


A Temperatura de fusão é a temperatura em que ocorre a mudança do estado sólido para o líquido.
A Temperatura de ebulição é a temperatura em que ocorre a mudança do estado líquido para o gasoso.

ATIVIDADES

Responda às questões:
1 -  Um material pode apresentar diferentes propriedades dependendo do estado físico em que se encontra. Determine qual estado físico (sólido, líquido ou gasoso) está relacionado às situações descritas a seguir para estes materiais: ar, parafina e faixa elástica.

a) Ar sendo comprimido dentro de uma seringa tampada, quando o êmbolo é empurrado para
dentro.
____________________________________________________________________________

b) Parafina derretida sendo despejada em uma fôrma para fazer vela.
____________________________________________________________________________
c) Uma faixa elástica sendo utilizada para a prática do exercício físico.
____________________________________________________________________________

2 -  Responda.
a) Qual termo é utilizado para descrever a mudança do estado sólido para o líquido?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________

b) Qual termo é utilizado para descrever a mudança do estado líquido para o gasoso?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

c) O que significa dizer que um material sublimou?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

3 -  Quando respiramos próximos de um espelho, há a formação de gotículas de água na superfície desse material. Como se explica essa situação?
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____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

4 -  Observe:
I — uma pedra de naftalina deixada no armário;
II — uma vasilha de água deixada no freezer;
III — uma vasilha de água deixada no fogo;
IV — o derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido.

Nesses fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos:

a) I. Sublimação; II. Solidificação; III. Vaporização; IV. Fusão.
b) I. Sublimação; II. Sublimação; III. Vaporização; IV. Solidificação.
c) I. Fusão; II. Sublimação; III. Vaporização; IV. Solidificação.
d) I. Vaporização; II. Solidificação; III. Fusão; IV. Sublimação.
e) I. Vaporização; II. Sublimação; III. Fusão; IV. Solidificação

5 — Um cientista, trabalhando em seu laboratório, precisou construir um quadro com temperaturas de fusão e de ebulição para cinco substâncias. O quadro está disposto a seguir.

Substâncias

Temperaturas de Fusão (°C)

Temperaturas de Ebulição  (°C)

Água
0
100
Ácido Acético
16,6
118
Naftalina
80
218
Sal de Cozinha
801
1 405
Soda Cáustica
318
1 388

Com base no quadro construído pelo cientista, responda às questões:
a) Qual substância apresenta maior temperatura de ebulição? E a menor?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Considerando-se uma temperatura de 25 °C, indique o estado físico de cada uma das substâncias mencionadas no quadro.
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___________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________

c) Em um dia de inverno, os termômetros marcaram uma temperatura média de 1 °C. Das
substâncias apresentadas, qual estará em um estado físico diferente em relação à temperatura
ambiente?
___________________________________________________________________________


REFERÊNCIAS
NERY, A. L. P.; Killner, G. I. PARA VIVER JUNTOS — 9º Ano. São Paulo. SM Editora, 3ª Edição. 2012.
Projeto Araribá: Ciências/ obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela editora Moderna;
editora responsável Maíra Rosa Carnavalle. — 4ª Ed. — São Paulo, 2014.
SAIBA MAIS…
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SEMANA 04

SEMANA 4
UNIDADE TEMÁTICA:
Matéria e energia.
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
Transformações físicas e químicas.
HABILIDADES:
(EF06CI23MG) Identificar fenômenos químicos presentes em atividades do cotidiano.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
— Transformações físicas.
— Transformações químicas.

AO FINAL DESTA AULA O ESTUDANTE SERÁ CAPAZ DE:
— Compreender as diferenças entre as transformações químicas e as transformações físicas.

- Desenvolvendo o tema:
Transformações da matéria

As transformações da matéria são as modificações que ela pode sofrer com ou sem mudança de sua composição. Estamos diariamente em contato com essas transformações e normalmente não estamos atentos para estas ocorrências. São exemplos: a digestão dos alimentos, o amadurecimento das frutas, o cozimento dos alimentos, o enferrujamento do ferro, a queima de um papel, a efervescência de um antiácido e o derretimento do gelo.
Quando a constituição química do material permanece inalterada, ambos apresentam apenas estados
físicos distintos; portanto, ocorreu uma transformação física. Assim, as transformações que envolvem mudanças de estado físico (sólido - líquido - gasoso) são consideradas como transformações físicas.
O enferrujamento do ferro ou a queima de um papel representam transformações químicas. No processo ocorreu alteração da composição dos materiais, formando nova(s) substância(s). Grande parte das transformações químicas pode ser percebida visualmente, por meio de evidências. A formação de uma nova substância pode ser identificada pelos seguintes fenômenos: alteração de cor, mudança de temperatura, surgimento de chama ou luminosidade, liberação de gás, formação de sólido. Entretanto, a ausência desses sinais não significa que não ocorreu uma transformação química, pois algumas ocorrem sem que haja mudança perceptível entre o estado inicial e o final.

Vamos observar a imagem ao lado:
Na primeira figura podemos dizer que há uma transformação física no cortar  a madeira com auxílio de um machado, pois não acontecerá mudança na sua constituição química. Porém, na segunda situação, podemos dizer que ocorre uma transformação química representada  pela queima da madeira, pois haverá mudança em sua constituição química. Este fenômeno irá liberar uma fumaça, contendo o gás carbônico e o vapor d’água e, após a queima total, restarão as cinzas.
ATIVIDADES

Responda às questões:
1 - Explique em poucas palavras o que são as transformações físicas e as transformações químicas. Dê exemplos.
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

2 — Um aluno, ao realizar determinado experimento, registrou as observações a seguir. “Ao misturar 10 g de um líquido incolor e inodoro com 10 g de um líquido também incolor, com odor desagradável semelhante ao de ovo estragado, observou a formação de 20 g de um sólido preto, sem cheiro. Durante a transformação, a temperatura do sistema aumentou 15°C.”

a) A transformação descrita é física ou química? Justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________
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b) Transcreva as observações do aluno para uma tabela, indicando o estado inicial e o estado
final do processo.

Estado inicial
Estado final






3 -  Observe a letra da música a seguir:

Movido a água
                                                   Itamar Assumpção

Existe o carro movido a gasolina
Existe o carro movido a óleo diesel
Existe o carro movido a álcool
Existe o carro movido a eletricidade
Existe o carro movido a gás de cozinha
Eu descobri o carro movido a água
Quase eu grito eureka Eurico
Aí saquei que a água ia ficar uma nota
E os açudes iam tudo Ceará
Os rios não desaguariam mais no mar
Nem o mar mais virar sertão
Nem o sertão mais vira mar
Banho nem de sol
Chamei o anjo e devolvi a descoberta para o infinito
Aleguei ser um invento inviável
Só realizável por obra e graça do santo espírito [...]

Fonte: Disponível em: https://www.ouvirmusica.com.br/itamar-assumpcao/272462/.
Acesso em: 03 jul. 2020.
Com base na letra da música, qual transformação está sendo envolvida? Justifique sua resposta.

4 -  Classifique em transformação física ou química:

a) Água de uma bacia sendo respingada após a queda de um objeto.
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b) Latinha de refrigerante de alumínio sendo amassada.
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c) Comprimido efervescente quando jogado em água.
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d) Derretimento do gelo.
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e) Transformação de água líquida em hidrogênio + gás oxigênio.
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f) Amassar um papel.
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g) Quebrar um copo de vidro.
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h) Ferver a água.
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i) Dissolução do açúcar em água.
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j) Alimento decompondo-se no lixo.
____________________________________________________________________________
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k) Congelamento da água.
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l) Queima do carvão.
____________________________________________________________________________
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m) Queima de papel.
____________________________________________________________________________
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n) Queima de combustíveis no motor dos automóveis.
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5 — (UFPE) Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química?
1) “ O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”.
2) “ A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos”.
3) “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu
coração.”
4) “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da  gaveta.”

Estão corretas apenas

a) 1 e 2.             b) 2 e 3.            c) 3 e 4.                  d) 2 e 4.                      e) 1 e 3.


REFERÊNCIAS
NERY, A. L. P.; Killner, G. I. PARA VIVER JUNTOS — 9º Ano. São Paulo. SM Editora, 3ª Edição. 2012.
Projeto Araribá: Ciências/ obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela editora Moderna;
editora responsável Maíra Rosa Carnavalle. — 4ª Ed. — São Paulo 2014.
SAIBA MAIS...
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