sexta-feira, 3 de abril de 2020

FOSSEIS

Fósseis são restos ou vestígios de animais e vegetais preservados que existiram no passado e que, de alguma forma, foram conservados. Restos são partes de animal (ex.: ossos, dentes, escamas) ou planta (ex.: troncos) e vestígios são evidências de sua existência ou de suas atividades (ex.: pegadas, molde).

Através do estudo dos fósseis os geólogos são capazes de identificar o ambiente gerador das rochas sedimentares bem como sua idade relativa, o movimento dos continentes, a variação do clima da Terra etc. A indústria do petróleo, em todo o mundo, utiliza-se também das informações oferecidas pelos fósseis para encontrar óleo, gás natural, etc.
Os fósseis são constantemente encontrados em rochas sedimentares com estruturas de camadas - rochas que se formaram ao longo de milhares de anos, em vales e depressões, de sedimentos como pó de rochas levados pelo vento e pelos rios. 

Uma pegada pode ser um fóssil e, até mesmo, as fezes. Sim, as fezes também.As fezes fossilizadas de animais pré-históricos de milhões de anos atrás podem ajudar a reconstituir o comportamento e os hábitos alimentares dessas espécies, bem como os ecossistemas em que viviam. Esses fósseis, chamados coprólitos (‘fezes petrificadas’ em grego).

 
 A fossilização pode ocorrer por:
- mineralização (também conhecida como petrificação).Neste processo, o corpo do animal ou o vegetal é coberto, rapidamente após a morte, por matéria mineral e sedimentos finos.
  -  processo de moldagem - é parecido com a mineralização, porém os restos orgânicos desaparecem com o tempo, ficando apenas um molde dos ossos, dentes, ou carapaças dos animais.
      - formação de marcas -   os seres humanos ou animais que andaram por determinados tipos de solos, deixaram pegadas. Estas podem ter sido conservadas por milhares de anos, a partir da constituição do solo ou fatores climáticos. Estas marcas revelam informações importantes, principalmente relativas à circulação e aos deslocamentos de grupos de pessoas e animais.
   - a conservação de material orgânico em âmbar é também muito importante para a ciência.O âmbar é uma resina produzida por algumas plantas. Insetos e aracnídeos de pequeno porte, por exemplo, tiveram seus corpos envolvidos em âmbar no passado remoto. Esta resina conservou estes corpos, que chegaram até os dias de hoje praticamente intactos.
Todos os seres vivos morrem e sabemos que rapidamente seus restos desaparecem da natureza. Para que esse ser vivo se transforme em fóssil, ele não pode ser decomposto após sua morte. Sendo assim, ele deve ser rapidamente recoberto por fragmentos de rocha (sedimento), congelado ou aprisionado por substâncias produzidas por vegetais (âmbar).

Considera-se fóssil aquele ser vivo que viveu há mais de 11 mil anos, ou seja, antes do Holoceno, que é a época geológica atual. Restos ou evidências antigas, mas com menos de 11 mil anos, como os sambaquis, são classificados como subfósseis.
A paleontologia, o estudo dos fósseis em geral. Divide-se em: paleozoologia (estudo dos fósseis animais), paleobotânica (estudo dos fósseis vegetais) e paleoicnologia (estudo dos icnofósseis, estruturas resultantes das atividades dos seres vivos, como pegadas, sulcos, perfurações ou escavações).
Os paleontólogos (cientistas que estudam fósseis), ao estudarem os registros fósseis, podem imaginar como era o ambiente e quem habitava a Terra há milhares de anos. Assim, podem perceber as transformações que ocorreram nos seres vivos e no próprio planeta.
O processo de formação dos fósseis é chamado de fossilização. A fossilização resulta da ação combinada de processos físicos, químicos e biológicos.   




ATIVIDADES

1) O que são fósseis? Dê exemplos. 
2) O texto mostra a importância dos fósseis para o estudo 
    científico. Cite 3 fatores importantes.
3) O que você entende por petrificar-se?
4) O que são coprólitos e o que podemos identificar nesses 
     fósseis?
5) Que outros tipos de fósseis podemos encontrar?
6) Como se chama o cientista especializado no estudo dos fósseis? E a 
    ciência que desenvolve esse estudo?
7) A partir de que época um ser vivo pode ser considerado 
    um fóssil?
8) Que orientações podem dar aos cientistas as pegadas 
     fossilizadas de animais?
9) Que teoria pode ser comprovada através do estudo dos 
    fósseis?
10) Quais os tipos de fossilização citados no texto? 
      Descreva cada uma.
11) O que são subfósseis?
12) Escolha a etapa de fossilização que você achou mais 
      interessante e transcreva-a no caderno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário